Inscrições para o Pbaex seguem abertas até dia 16

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 06/02/2018 12h49, última modificação 06/02/2018 12h49
O Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex), voltado para alunos dos cursos de nível técnico e graduação, está com inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro.

No total, serão disponibilizadas 50 vagas para todo o Campi do Instituto Federal de Roraima. As vagas serão distribuídas entre os três programas da política de extensão do IFRR: Extensão Rural e Orientação Técnica ao Homem do Campo e aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Urbanos e Rurais; Educação Profissional, Esporte, Cultura e Lazer; e Educação Profissional, Tecnologia Social e Cidadania.

Estudantes interessados em participar da seleção devem inscrever o projeto na Coordenação de Extensão do Campus Amajari, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os documentos necessários para a efetivação da inscrição e outras informações sobre a seleção estão disponíveis no endereço http://reitoria.ifrr.edu.br/pro-reitorias/extensao/editais/pbaex-2018.

Conforme o coordenador de Extensão, Rafael Barros, a novidade em 2018 é que bolsistas voluntários devem ser inscritos na hora da entrega do projeto, antes da aprovação, e não somente na execução. “A ideia é que o bolsista com recurso financeiro e o bolsista voluntário redijam juntos o projeto, sob a supervisão de um professor orientador”, frisou.

Os projetos não precisam seguir necessariamente a área cursada pelo aluno. “A ideia é a extensão levar para a comunidade algo que o aluno tenha aprendido em sua formação ou em sua vivência”, disse Barros.

O discente que tiver seu projeto aprovado receberá uma bolsa de R$ 400 mensais, por um período de seis meses, a qual deverá auxiliá-lo nas despesas relativas à execução do projeto. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) deverá divulgar, em 23 de março, a lista preliminar dos projetos aprovados e, no dia 2 de abril, a lista final. O início das atividades do programa está previsto para 9 de abril.

Bruna Castelo Branco
CCS/Campus Amajari