Projeto Sala de Conforto oferece descanso a alunos do CAM

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 25/04/2018 19h55, última modificação 26/04/2018 14h15
As salas estão disponíveis para sesta das 12h15 às 13h15. Estudantes interessados devem procurar a Caes

Acordar cedo, antes mesmo de o sol nascer; percorrer vários quilômetros de ônibus logo nos primeiros minutos da manhã e ainda enfrentar dois turnos de aula até o fim da tarde, essa é a realidade de muitos alunos do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR).

Pensando nos estudantes que utilizam as rotas de ônibus e que permanecem em período integral no CAM, a Coordenação de Assistência Estudantil (Caes) implantou o projeto Sala de Conforto para descanso de alunos durante o intervalo de almoço.  Quarenta e quatro colchonetes são disponibilizados para a conhecida “sesta” (cochilo após a refeição) em uma sala com ar refrigerado.

O projeto, uma reivindicação do Grêmio Estudantil, tem seu regulamento. As salas para a “soneca” são divididas. Há uma sala própria para meninos (129) e outra para meninas (126). Cada aluno deverá buscar o colchonete na Caes, a partir das 12h15, e assinar um termo de retirada. Até às 13h15, as salas ficam disponíveis para o uso. No entanto, são proibidos uso de celular, conversas, execução de música e qualquer tipo de perturbação da ordem e do silêncio.

A organização do espaço também é por conta de quem o utiliza. Colchonetes devem ser dispostos de forma que não atrapalhem a entrada nem a saída dos alunos. E as carteiras escolares devem ser postas em seu devido lugar após o período de uso das salas. O aluno que não obedecer ao regulamento ficará impedido de usar a sala para descanso.

Para o coordenador da Caes, Francisco Moura, esse espaço e tempo são necessários para o descanso dos estudantes. “Para todos nós é cansativo estar o dia inteiro longe de casa. Então, para os alunos é essencial esse período de descanso, visando à saúde e o bem-estar deles”, disse.

Além da sala de conforto, os pilares do tapiri estão disponíveis para um “redário” (espaço destinado a redes). Basta o aluno levar a sua, que está autorizado a utilizá-la. São várias as pesquisas que confirmam isto: a sesta faz bem! Os benefícios comprovados são muitos: fortalece a memória, diminui os riscos de ataques cardíacos, oferece mais disposição e energia, aumenta a concentração e a produtividade nos estudos. Os interessados podem procurar a Caes. Depois é só aproveitar a soneca.

Bruna Castelo Branco
Jornalista