Três Corações recebe IF Comunidade neste sábado

por Rebeca publicado 08/12/2017 18h55, última modificação 12/12/2017 14h43
O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima estará neste sábado, 09, a de 8h30 às 12h, na Escola Estadual Indígena Santa Luzia, comunidade Três Corações, município de Amajari, com mais uma edição do IF Comunidade. Serão realizadas oficinas, palestras e oferecidos serviços aos produtores. Para esta edição, quase 50 servidores e alunos do campus estarão no evento.

O Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM-IFRR) estará, neste sábado, dia 9,das 8h30 às 12h, na Escola Estadual Indígena Santa Luzia, na Comunidade Três Corações, Município do Amajari, com mais uma edição do IF Comunidade. Serão realizadas oficinas, palestras e oferecidos serviços aos produtores locais. Para essa edição, quase 50 servidores e alunos do campus estarão no evento.

O IF Comunidade, desenvolvido por todos os campi, é uma das principais ações de extensão do IFRR. Ele permite que o público atendido conheça diferentes serviços relacionados aos cursos ofertados pela instituição e contribui para aproximar o instituto da comunidade.

De acordo com o presidente da comissão organizadora e coordenador de Extensão do CAM, Rafael Barros, são três palestras programadas para o horário das 9h às 11h30, além de uma oficina, a do “Uso de frutas na ração do tambaqui e formulação de ração com resíduos da agroindústria do cupuaçu”, com o palestrante Moisés Quadros.

As outras duas palestras são sobre a “Implantação do sistema de fossa séptica biodigestora da Embrapa" (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com o pesquisador Lourenço de Souza Cruz; e sobre o “Manejo de pastagem nativa”, com Newton de Lucena Costa, ambos da Embrapa.

Pelo Campus Amajari, os acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Aquicultura vão apresentar o sistema de produção aquaponia.  Alunos da turma 122, do curso Técnico em Agropecuária, vão apresentar peças teatrais baseadas em obras literárias, o  resultado de atividades da disciplina de Língua Portuguesa.

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) fará duas prestações de serviços: o pré-cadastro para o Programa de Aquisição de Alimentos de Pequenos Agricultores e o Escritório para Atendimento do Produtor Rural, para tirar dúvidas sobre vacinação, licenciamento ambiental, entre outros pontos.

Para a recreação de crianças e jovens que visitarem o evento, a professora de Educação Física do CAM, Júlia Medeiros, vai conduzir os trabalhos. A Secretaria Municipal de Saúde do Amajari vai levar alguns serviços para os participantes, como vacinação e testes rápidos.

Para a realização dessa edição do IF Comunidade, o Campus Amajari conta com a parceria da Seapa, da Embrapa e da Secretaria Municipal de Saúde do Amajari.

Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari