MOPEM: IV Mostra Científica de Práticas Inovadoras de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRR

por Joerk da Silva Oliveira publicado 28/11/2019 18h10, última modificação 30/11/2019 22h40
IV Mostra Científica de Práticas Inovadoras de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRR

 mopem

APRESENTAÇÃO

O evento é voltado, principalmente, para a apresentação de Materiais Didáticos e Relatos de Experiências, oriundos de Pesquisas, Práticas pedagógicas e Estágios Supervisionados, realizados por Estudantes de Graduação e Pós-graduação e Professores do IFRR e de Instituições de Educação Básica e Superior parceiras.

PROGRAMAÇÃO

Baixar programação, Clique AQUI

INSCRIÇÃO NO EVENTO: Clique AQUI

O participante deve fazer sua inscrição, obrigatoriamente, no Evento Geral. Nesta inscrição, o participante retirará o certificado de participação no evento.

INSCRIÇÃO NAS ATIVIDADES

Em seguida (à inscrição do evento), realizar uma inscrição nas atividades do evento, conforme a programação AQUI. Essa inscrição vai garantir sua participação nas atividades.

INSCRIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

Podem se inscrever como avaliadores: Professores do IFRR e de Instituições de Educação Básica e Superior parceiras que acompanharam os trabalhos dos acadêmicos do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFRR - CBV, ou Professores em Sala de Aula ou cursando Pós-graduação na Área do Ensino de Ciências ou Matemática.

Inscrições até dia 02/12/19: Para fazer sua Inscrição clique AQUI.

SUBMISSÕES DE TRABALHOS

As produções podem ser submetidas ao IV MOPEM em quatro categorias:

  • Material Didático (MD);
  • Estágio Supervisionado (ES);
  • Prática Pedagógica (PP) e;
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para a categoria MD, deve ser submetido o Resumo pelo Autor Principal.

Para a categoria ES, deve ser submetido o Relatório de Estágio pelo Autor Principal.

Para a categoria PP deve ser submetido o Artigo pelo Autor Principal.

Para a categoria TCC, deve ser submetida, pelo autor, a Monografia.

Os trabalhos serão apresentados em três modalidades:

  • Apresentação Oral – destinada aos trabalhos procedentes das categorias ES e TCC;
  • Pôster - destinado aos trabalhos decorrentes de PP e;
  • Mostra – destinado à apresentação de Materiais Didáticos provenientes de aulas práticas.

É necessário que no ato da Submissão de Trabalhos tenha-se em mãos o modelo de documento exigido e devidamente elaborado.

Prazo Limite para a Submissão é até dia 05/12/19:  Clique AQUI

MODELOS DE DOCUMENTOS

Para Submissão do Trabalho Escrito

Verifique adequadamente o MODELO para submissão do trabalho. Faça o DOWNLOAD Do Modelo nos links abaixo:

  • Modelo para a categoria MD, clique AQUI.
  • Modelo para a categoria ES, clique AQUI.
  • Modelo para a categoria PP, clique AQUI.
  • Modelo para a categoria TCC, clique AQUI.

Para Exposição dos Trabalhos

  • Modelo para a Modalidade Apresentação Oral, clique AQUI.
  • Modelo para a Modalidade Pôster, clique AQUI.
  • Modelo para a Modalidade, clique AQUI.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos submetidos serão avaliados em duas situações: Situação I – Avaliação do Trabalho Escrito, submetido via plataforma; Situação II – Avaliação da Exposição do Trabalho no dia do evento.

Na Situação I, o procedimento de Avaliação do Trabalho Escrito submetido é em Duplo-par (double blind review) e às cegas, isso significa que o nome do autor (ou autores) e o nome dos revisores não são revelados uns aos outros, o que potencializa revisões mais completas e em profundidade do trabalho relatado. A avaliação dos Trabalhos Escritos deve considerar todas as solicitações feitas nos modelos para submissão de trabalhos apresentados anteriormente.

Na Situação II, o procedimento de Avaliação da Exposição do Trabalho levará em consideração os seguintes Eixos de Avaliação: EIXO I – AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO; EIXO II – AVALIAÇÃO DAS EVIDÊNCIAS DE APLICAÇÃO OU CONSTRUÇÃO DO TRABALHO (caderno ou diário de bordo, plano de aula, apostilas e fotos); EIXO III – AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL e; EIXO IV – AVALIAÇÃO DO VALOR CRIATIVO DO TRABALHO. Conheça os Critérios Avaliativos para a Exposição dos Trabalhos AQUI.

TRABALHOS DESTAQUES E O PRÊMIO HIPÁTIA

Desde sua primeira versão, a MOPEM vem indicando, entre os trabalhos apresentados, Trabalhos Destaques. Os Trabalhos Destaques serão indicados a partir da NOTA DESTAQUE, maior ou igual 8,0 pontos, obtida a partir da Média Aritmética da Soma das notas dos avaliadores na Situação I (SI) e Situação II (SII). Os Trabalhos Destaques serão Classificados em ordem decrescente, para cada nível de apresentação, exceto para TCC.

N1 = SI1 + SII1; N2 = SI2 + SII2; N3 = SI3 + SII3.

NOTA = (N1+N2+N3)/6.

Esse ano a MOPEM, por meio da Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do IFRR-Campus Boa Vista, além de homenagear os Trabalhos Destaques, conceberá pela primeira vez o Prêmio Hipátia. O Prêmio é em homenagem a Primeira Mulher Matemática da História que temos notícias, a homenagem não se apoia somente nesta qualidade, mas por Hipátia, segundo relatos, ser uma Professora de Matemática de uma natureza extraordinária, sempre de maneira educada, tratava seus aprendizes com igualdade, sem distinção de classes, de forma tolerante e racional. Conheça um pouco mais sobre HIpátia AQUI.

O Prêmio Hipátia será oferecido esse semestre ao trabalho com a maior NOTA DESTAQUE. O prêmio não se destina a recompensar pesquisas em matemática pura e aplicada, mas sim, recompensar atividades de Praticas Pedagógicas em Ensino de Matemática bem elaboradas e aplicadas, que motivaram pessoas a se aproximarem mais da matemática, admirando-a e interessando pelos seus conceitos e aplicações, despertando a curiosidade por ela, ou seja, trabalhos que divulgaram a matemática escolar de forma positiva, desafiadora e aprazível.