Estágio

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 03/05/2016 21h43, última modificação 03/05/2016 21h43

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O estágio curricular em Saneamento Ambiental será realizado em uma das áreas escolhidas pelo aluno, desde que voltadas para a área de saneamento, meio ambiente e saúde, sob a supervisão de um professor do IFRR.

O estágio supervisionado em Saneamento Ambiental será realizado nos dois últimos módulos do curso, procurando consolidar os objetivos apresentados na proposta de diretrizes curriculares do Curso, a saber:

•         Possibilitar a adaptação psicológica e condições de aprendizagem social, profissional e cultural do estudante, capacitando-o para a futura atividade profissional;

•          Permitir ao estagiário a percepção da finalidade de seus estudos, servindo de intercâmbio técnico entre a escola e a empresa, favorecendo a troca de experiências e conhecimentos;

•          Amenizar a transição entre as fases estudantil para a profissional;

•          Exercitar o senso crítico e estimular a criatividade;

•          Estimular o relacionamento humano, buscando conscientizá-lo junto a sociedade;

•          Permitir a visão de filosofia, diretrizes, organização e normas de funcionamento das empresas e instituições em geral.

 

O estágio curricular em Saneamento Ambiental terá uma carga horária de 300 horas, podendo iniciar no 5º módulo com a carga horária de 50%, e o restante (50%) a partir do módulo seguinte. O desenvolvimento do estágio visa possibilitar uma maior integração entre a teoria e a prática, podendo ser realizada conforme a opção de cada acadêmico. É importante salientar que, em conformidade com a legislação em vigor, o estágio deverá ser realizado em Instituições devidamente conveniadas com o IFRR e dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre o Instituto e a Instituição concedente. Oportuno se faz mencionar que o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, e não necessariamente deverá ser remunerado (Anexo I do Plano de Curso).