LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS


Boas Vindas ao Curso de Ciências Biológicas

Coordenação do Curso

ID
NOME
ISMAYL CARLOS CORTEZ
E-MAIL ismayl@ifrr.edu.br
TELEFONE (95) 3621-8006
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta: 14h às 18h.
CURRÍCULO
Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1982), graduação em Licenciatura Plena Em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal de Roraima (1995), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2010) e Doutorado em Ciências da Educação. Revalidação em andamento - UNIVERSIDAD EVANGELICA DEL PARAGUAY (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Roraima.

Objetivo Geral do Curso

O curso tem o objetivo de formar professores de Ciências Biológicas que atuem na Educação Básica com amplo conhecimento dos conteúdos técnico, científico e pedagógico e que sejam capazes de, através da tríade ensino-pesquisa-extensão, analisar e intervir criticamente na realidade social, econômica e cultural.


Perfil do Egresso

O Licenciado, cujas atividades são definidas por legislação vigente, tem sua área de atuação na investigação da natureza em todas as formas de manifestação de vida, tendo o seguinte campo de atuação: estará habilitado ainda para atuar como professor de Ciências no Ensino da Educação Básica (fundamental e médio), incluindo-se aqui os cursos técnicos do ensino médio.


Carga Horária

HORAS
3.270
DURAÇÃO 4 ANOS
REGIME MODULAR

Polos do Curso

ANO DE INÍCIOPOLO
2017Caracaraí
2017Mucajaí
2017São Luíz
2017Normandia


Objetivos Específicos do Curso

Possibilitar a formação profissional a partir da perspectiva ética e estética para o exercício da atividade profissional;
Habilitar o licenciado para o desenvolvimento de projetos educacionais e científicos;
Dotar o licenciado com habilidades para a construção de estratégias metodológicas que permitam aos educandos da Educação Básica uma melhor apreensão dos fenômenos da natureza, despertando o espírito científico, instigando a curiosidade e aumentando o interesse pela ciência;
Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade, visando a democratização das ciências;
Atuar em prol da preservação da biodiversidade e do respeito à diversidade humana;
Integrar e/ou coordenar equipes de trabalho de caráter participativo e interdisciplinar no espaço escolar.