LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Coordenação do Curso
| ID | ![]() |
| NOME | Kristiane Alves Araújo |
kristianefisioterapia@hotmail.com biologia.ead@ifrr.edu.br | |
| TELEFONE | 3621-8000 (ramal 8062) |
| ATENDIMENTO | Segunda a Sexta: 14h às 18h. |
| CURRÍCULO | Possui graduação em Bacharelado em Fisioterapia, Licenciada em Ciências Biológicas e Licenciada em Educação Física. Especialista em Saúde da Família, Mestre em Ciências da Saúde e Doutora em Biodiversidade e Conservação. Atua nas linhas de pesquisa: Morfologia clínica, Ensino de ciências e biologia, Educação ambiental, Saúde coletiva. Atualmente está como professora efetiva no curso de Medicina (UFRR) e na pós-graduação: Mestrado em Saúde e Biodiversidade (UFRR), atuando na Linha de pesquisa: Educação em Saúde Ambiental. |
Objetivo Geral do Curso
| O curso tem o objetivo de formar professores de Ciências Biológicas que atuem na Educação Básica com amplo conhecimento dos conteúdos técnico, científico e pedagógico e que sejam capazes de, através da tríade ensino-pesquisa-extensão, analisar e intervir criticamente na realidade social, econômica e cultural. |
Perfil do Egresso
| O Licenciado, cujas atividades são definidas por legislação vigente, tem sua área de atuação na investigação da natureza em todas as formas de manifestação de vida, tendo o seguinte campo de atuação: estará habilitado ainda para atuar como professor de Ciências no Ensino da Educação Básica (fundamental e médio), incluindo-se aqui os cursos técnicos do ensino médio. |
Carga Horária
| HORAS |
3.270
|
|---|---|
| DURAÇÃO | 4 ANOS |
| REGIME | MODULAR |
Polos do Curso
| ANO DE INÍCIO | POLO |
|---|---|
| 2017 | Caracaraí |
| 2017 | Mucajaí |
| 2017 | São Luíz |
| 2017 | Normandia |
Objetivos Específicos do Curso
| Possibilitar a formação profissional a partir da perspectiva ética e estética para o exercício da atividade profissional; |
| Habilitar o licenciado para o desenvolvimento de projetos educacionais e científicos; |
| Dotar o licenciado com habilidades para a construção de estratégias metodológicas que permitam aos educandos da Educação Básica uma melhor apreensão dos fenômenos da natureza, despertando o espírito científico, instigando a curiosidade e aumentando o interesse pela ciência; |
| Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade, visando a democratização das ciências; |
| Atuar em prol da preservação da biodiversidade e do respeito à diversidade humana; |
| Integrar e/ou coordenar equipes de trabalho de caráter participativo e interdisciplinar no espaço escolar. |
