LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Coordenação do Curso
ID |
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NOME |
Adalgisa Figueira Moraes
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ccmatead.cbv@ifrr.edu.br | |
TELEFONE | (95) 99131-0773 |
ATENDIMENTO | |
Segunda a Sexta: 14h às 18h.
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CURRÍCULO | |
Graduação Licenciatura em Matemática Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR (2015), Especialista em Educação Matemática e suas Aplicações no Ensino/Faculdade de Teologia e Ciências – FATEC (2018), Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, (2019) e atualmente Mestranda – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências com ênfase em Matemática /Universidade Estadual de Roraima – UERR. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática - EAD. Tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.
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Objetivo Geral do Curso
MERCADO DE TRABALHO: Tradicionalmente, o maior mercado de atuação do licenciado em Matemática pelo IFRRCBV é o da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré-Vestibular de instituições de ensino públicas e privadas. Igualmente pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática. Além disso, aplica teorias matemáticas na resolução de problemas relacionados a diversas áreas do conhecimento nas quais o pensamento matemático se faz presente, como Física, Estatística, Biologia, Administração, Economia, Engenharia, entre outras. Pode atuar ainda em cargos administrativos relacionados à Educação, em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados. Com a mescla da matemática por meio das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), o curso amplia a qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, valoriza situações que utilizam conceitos matemáticos ligados às novas TIC´s nas áreas de tecnologias, economias e administrativas. |
Perfil do Egresso
O curso superior pretende formar um licenciado em Matemática com as seguintes características:
- entendimento dos diferentes mecanismos cognitivos utilizados no processo de ensino e aprendizagem e as várias didáticas envolvidas em tal processo;
- agentes da transformação em sua escola, capazes de questionar estratégias de ensino, investigar novas alternativas para um melhor desempenho de seus alunos;
- estabelece diálogos entre os conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulando-o com os outros campos do conhecimento, fazendo conexão com o processo de vivências que geram a aprendizagem e incrementam sua prática pedagógica;
- visão de seu papel social de educador com capacidade de interpretar e discernir sobre diversos temas e realidades quando em contato com seus educandos;
- ampla compreensão de como o processo de ensino e aprendizagem da matemática afeta na formação do indivíduo;
- visão de que o ensino e a aprendizagem da matemática são acessíveis a todos, independentemente do contexto social, econômico ou histórico em que o educando se encontra;
- visão global, sabendo-se posicionar-se como educador, em situações das mais diversas nos campos político, econômico e social; e
- habilidade para trabalhar em equipe.
Carga Horária
HORAS |
3.255
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DURAÇÃO | 4 ANOS |
REGIME | MODULAR |
Polos do Curso
ANO DE INÍCIO | POLO |
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2017 | Bonfim |
2017 | Iracema |
2017 | Cantá |
2017 | Normandia |
2017 | São Luiz |
Objetivos Específicos do Curso
Ampliar o conhecimento matemático como alicerce didático-pedagógico para sua atuação docente na educação básica |
Criar oportunidades de atividades interdisciplinares e/ou multidisciplinares que envolvam competências definidas a cada semestre. |
Difundir a produção científica nas diversas áreas da educação e/ou de componentes curriculares, através da produção de textos científicos-acadêmicos. |
Analisar criticamente a filogênese do conhecimento matemático, com o intuito de reformular redes de significados com as demais disciplinas relacionadas à Educação Matemática, colaborando com reflexões relacionadas a ontogênese desse conhecimento nos dias atuais. |
Desenvolver a concepção de educação matemática como sendo o estudo dos fatores que influem, direta ou indiretamente, nos processos de ensino e aprendizagem da matemática. |
Propiciar ao aluno um ambiente de vivência à prática profissional docente durante o curso, através das Práticas Pedagógicas, dos Estágios Curriculares Obrigatórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. |