LICENCIATURA EM MATEMÁTICA


Coordenação do Curso

NOME
Nilra Jane Filgueira Bezerra
E-MAIL nilrajane@ifrr.edu.br
TELEFONE (95) 3621-8000
ATENDIMENTO
Terça, quarta e sexta-feira: 8h às 12h.
Quinta-feira: 8h às 12h e das 14h às 18h.

Objetivo Geral do Curso

O curso tem o objetivo de formar professores de matemática, a partir do conhecimento matemático-científico, capazes de orientar pedagogicamente sua prática pedagógica, atuar na educação básica, com ênfase em valores estéticos, políticos e éticos, continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação, contribuindo com sua identidade docente, com vistas a uma educação emancipatória.


Perfil do Egresso

Docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré- Vestibular de instituições de ensino públicas e privadas. Igualmente pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática.


Carga Horária

HORAS
3.255
DURAÇÃO 4 ANOS
REGIME MODULAR

Polos do Curso

ANO DE INÍCIOPOLO
2017Boa Vista
2017Bonfim
2017Cantá
2017Iracema
2017São Luíz
2017Normandia


Objetivos Específicos do Curso

Ampliar o conhecimento matemático como alicerce didático-pedagógico para sua atuação docente na educação básica
Criar oportunidades de atividades interdisciplinares e/ou multidisciplinares que envolvam competências definidas a cada semestre.
Difundir a produção científica nas diversas áreas da educação e/ou de componentes curriculares, através da produção de textos científicos-acadêmicos.
Analisar criticamente a filogênese do conhecimento matemático, com o intuito de reformular redes de significados com as demais disciplinas relacionadas à Educação Matemática, colaborando com reflexões relacionadas a ontogênese desse conhecimento nos dias atuais.
Desenvolver a concepção de educação matemática como sendo o estudo dos fatores que influem, direta ou indiretamente, nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.
Propiciar ao aluno um ambiente de vivência à prática profissional docente durante o curso, através das Práticas Pedagógicas, dos Estágios Curriculares Obrigatórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.