LICENCIATURA EM MATEMÁTICA


Coordenação do Curso

ID
NOME
SOLANGE ALMEIDA SANTOS
E-MAIL solange.almeida@ifrr.edu.br
TELEFONE (95) 99147-6644
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta: 14h às 18h.
CURRÍCULO
Graduação Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Roraima (UERR), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (UERR), Especialista em Tecnologias na Educação (PUC-RIO) e Mestre Profissional em Ensino de Ciências (UERR). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática - EAD. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. 

Objetivo Geral do Curso

O curso tem o objetivo de formar professores de matemática, a partir do conhecimento matemático-científico, capazes de orientar pedagogicamente sua prática pedagógica, atuar na educação básica, com ênfase em valores estéticos, políticos e éticos, continuar os estudos em cursos de Pós-Graduação, contribuindo com sua identidade docente, com vistas a uma educação emancipatória.

MERCADO DE TRABALHO:

Tradicionalmente, o maior mercado de atuação do licenciado em Matemática pelo IFRRCBV é o da docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Pré-Vestibular de instituições de ensino públicas e privadas. Igualmente pode trabalhar na elaboração de materiais didáticos voltados para o ensino de Matemática e desenvolver pesquisas no campo da Educação Matemática. Além disso, aplica teorias matemáticas na resolução de problemas relacionados a diversas áreas do conhecimento nas quais o pensamento matemático se faz presente, como Física, Estatística, Biologia, Administração, Economia, Engenharia, entre outras. Pode atuar ainda em cargos administrativos relacionados à Educação, em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados. Com a mescla da matemática por meio das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), o curso amplia a qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, valoriza situações que utilizam conceitos matemáticos ligados às novas TIC´s nas áreas de tecnologias, economias e administrativas.



Perfil do Egresso

O curso superior pretende formar um licenciado em Matemática com as seguintes características:

- entendimento dos diferentes mecanismos cognitivos utilizados no processo de ensino e aprendizagem e as várias didáticas envolvidas em tal processo;

- agentes da transformação em sua escola, capazes de questionar estratégias de ensino, investigar novas alternativas para um melhor desempenho de seus alunos;

- estabelece diálogos entre os conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulando-o com os outros campos do conhecimento, fazendo conexão com o processo de vivências que geram a aprendizagem e incrementam sua prática pedagógica;

- visão de seu papel social de educador com capacidade de interpretar e discernir sobre diversos temas e realidades quando em contato com seus educandos;

- ampla compreensão de como o processo de ensino e aprendizagem da matemática afeta na formação do indivíduo;

- visão de que o ensino e a aprendizagem da matemática são acessíveis a todos, independentemente do contexto social, econômico ou histórico em que o educando se encontra;

- visão global, sabendo-se posicionar-se como educador, em situações das mais diversas nos campos político, econômico e social; e

- habilidade para trabalhar em equipe.

 

Carga Horária

HORAS
3.255
DURAÇÃO 4 ANOS
REGIME MODULAR

Polos do Curso

ANO DE INÍCIOPOLO
2017Bonfim
2017Iracema
2017Cantá
2017Normandia
2017São Luiz



Objetivos Específicos do Curso

Ampliar o conhecimento matemático como alicerce didático-pedagógico para sua atuação docente na educação básica
Criar oportunidades de atividades interdisciplinares e/ou multidisciplinares que envolvam competências definidas a cada semestre.
Difundir a produção científica nas diversas áreas da educação e/ou de componentes curriculares, através da produção de textos científicos-acadêmicos.
Analisar criticamente a filogênese do conhecimento matemático, com o intuito de reformular redes de significados com as demais disciplinas relacionadas à Educação Matemática, colaborando com reflexões relacionadas a ontogênese desse conhecimento nos dias atuais.
Desenvolver a concepção de educação matemática como sendo o estudo dos fatores que influem, direta ou indiretamente, nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.
Propiciar ao aluno um ambiente de vivência à prática profissional docente durante o curso, através das Práticas Pedagógicas, dos Estágios Curriculares Obrigatórios e de desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.