Lato Sensu em Docência da Língua Espanhola


Coordenação do Curso

ID
NOME
ANA CLÁUDIA LUIZ BORGES BARROS
E-MAIL ana_21barros@hotmail.com
TELEFONE (95) 99139-8394
ATENDIMENTO
Segunda a Sexta: 08h às 12h.
CURRÍCULO
MESTRE em LETRAS pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) (2017). ESPECIALISTA em Ensino de Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) (2015). GRADUADA em Letras - Espanhol e Literatura Hispânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (2014). BACHAREL em Teologia pela Faculdade de Teologia de Boa Vista (2010). Possui experiência em sala de aula com crianças, jovens, adolescentes e adultos, atuando nos níveis fundamental, médio, superior presencial e superior na modalidade à Distância (EaD). Atuando desde (abril 2012 à fevereiro de 2015) pela Escola Reizinho, (julho de 2014 à julho de 2015) professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, (fevereiro de 2015 à dezembro de 2015) ministrou aulas como professora no programa de Educação a Distância UAB/EAD, na graduação de Licenciatura de Letras-Espanhol do Instituto Federal de Roraima, ( março de 2016 à setembro de 2016) ministrou aulas como professora na disciplina de Metodologia do Texto Científico no programa de Estagio Docente na Graduação de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atuou como professora na Graduação do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Roraima (UFRR), local no qual ministrou as disciplinas de Língua Espanhola IV, Língua Espanhola Instrumental I, e também um Curso Básico de Espanhol. Recentemente aprovada e selecionada em primeiro lugar para ministrar a disciplina de Espanhol Instrumental para o Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Possui experiência de participação em Bancas de TCC pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) (2017) e pelo Instituto Federal de Roraima (IFRR), além de participação como palestrante em mesas Redondas e atuação como tradutora e intérprete de língua Espanhola. Atuou como professora na Escola Estadual Monteiro Lobato durante o ano letivo de 2018, ministrando aulas de Língua Espanhola no Ensino Médio. No presente momento atua como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Docência da Língua Espanhola na modalidade à Distância (EaD) pelo Instituto Federal de Roraima, portaria n°: 604/GR de 09/04/2018.

Objetivo Geral do Curso

Possibilitar a formação do profissional da área de Letras Espanhol como sujeito propositor e mediador de conhecimentos de Língua, Cultura e Literatura pensados de forma interdisciplinar, de modo a desenvolver a relação entre a reflexão teórica e a prática docente.


Processo de Seleção

A seleção dos candidatos será realizada pelo IFRR, através de análise curricular e/ou memorial redigido em língua espanhola, de acordo com os critérios de seleção estabelecidos neste Projeto e constantes no Edital elaborado e publicado pelo Campus proponente do curso


Carga Horária

HORAS
390
ÁREA DO CONHECIMENTOLetras
REGIMEINTEGRAL
PÚBLICO-ALVO:Graduados em Letras Português/Espanhol e suas respectivas literaturas ou Graduação em Letras Espanhol e Literatura Hispânica.
Requisitos para Inscrição:Ser Licenciado em Letras Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas ou Letras Espanhol e Literatura Hispânica com diploma reconhecido ou atestado de conclusão dos referidos cursos superiores reconhecidos pelo MEC ou validado no Brasil, conforme Resolução nº 275/CONSUP/IFRR, de 11 de outubro de 2016.


Polos do Curso

ANO DE INÍCIOPOLO
2017Rorainópolis
2017Pacaraima
2017Boa Vista


Objetivos Específicos do Curso

Reconhecer a língua como sistema simbólico utilizado por uma comunidade linguística para fins específicos de interação social e o seu domínio como condição de possibilidade de plena participação social;
Promover reflexão crítica, possibilitando aos alunos conhecimentos nos campos epistemológico, metodológico e pedagógico sobre a Língua Espanhola, Cultura e Literatura
Refletir criticamente o papel do professor e de sua prática na perspectiva teóricometodológica no Ensino da Língua e Literatura Espanhola.
Possibilitar conhecimentos e discussões acerca das novas tecnologias no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira.