Dia Nacional da Matemática será comemorado com lives sobre temas ligados à disciplina

por Virginia publicado 06/05/2020 15h40, última modificação 06/05/2020 17h04
As atividades são destinadas aos professores e aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática

Neste dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. Para celebrar a data, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Boa Vista (CBV) desenvolverá uma série de atividades.

As atividades são destinadas aos professores e aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática.

Programação – Será composta por três lives. A primeira, apresentada pelo professor Eduardo Sindeaux, abordará a “Modelagem matemática e a pandemia”. A segunda,  com as professores Nilra Jane Bezerra e Sivaldo Silva, discutirá  o tema “Distribuição formal: Covid-19 no Brasil e em Roraima”. A terceira, apresentada pelas professoras Nilra Jane Bezerra e Virgínia Marne dos Santos, tratará de “O milagre da manhã: reflexões sobre o livro de Hal Elrod”.

Acesso – Para os interessados em participar, serão disponibilizados links no Google Meet onde haverá as webconferências.

De acordo com a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, professora Nilra Jane, o objetivo da programação é mobilizar acadêmicos e docentes para continuarem a pesquisar sobre os conceitos matemáticos. “A proposta é incentivar e mobilizar professores e alunos, neste momento de pandemia, de forma virtual, por meio de webconferências e lives, para a realização de atividades educativas tendo como elemento central a matemática em suas diversas dimensões”, disse.

Ainda de acordo com a professora, há uma estreita relação entre a matemática e o contexto da pandemia no que se refere aos dados. “Cálculos matemáticos permitem antecipar a evolução da pandemia do novo coronavírus e estimar quando adotar medidas de contenção. Todos os países estão se apoiando em dados trabalhados por meio da modelagem matemática e conseguem compreender melhor o período do pico da transmissão da doença. A matemática explica a tal curva e o significado de achatá-la por meio de gráfico simples, mas tão importante para que as autoridades possam adotar medidas de contenção do vírus”, explicou Nilra.

 

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
6/5/20