7.ª edição do IF KaRRt ocorrerá nesta sexta-feira, dia 16

por Virginia publicado 14/11/2018 21h45, última modificação 19/11/2018 12h20
A competição de carrinhos mecatrônicos mais famosa de Roraima utiliza os conceitos Reduzir, Reutilizar e Reciclar (três erres), com vistas à sustentabilidade.

Nesta sexta-feira, 16, a partir das 13 horas, no ginásio poliesportivo do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), ocorre mais uma edição do IF KaRRt, a competição de carrinhos mecatrônicos mais famosa de Roraima.

IF KaRRt – O objetivo principal do projeto é consolidar a sensibilização para a reutilização de materiais que seriam descartados no meio ambiente e transformá-los em tecnologias sociais.  Além disso,  visa integrar os alunos cursistas de disciplinas propedêuticas com as técnicas, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na vida acadêmica e profissional.

O projeto é desenvolvido com base nos conceitos Reduzir, Reutilizar e Reciclar (três erres), com vistas à sustentabilidade.

Para participar da 7.ª edição da competição, foi necessário preencher um formulário on-line, disponibilizado por três meses, informando os nomes dos componentes da equipe, que deve ter no máximo três integrantes. Esse projeto é direcionado aos alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Eletrotécnica e Informática das modalidades integrado integral, subsequente e Proeja de qualquer escola (municipal, estadual, federal e particular) do Brasil, bem como à comunidade em geral.

O organizador do evento e coordenador do curso Técnico em Eletrônica do CBV, professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, explica que o IF KaART tem um cunho pedagógico interdisciplinar. “Este projeto confirma a premissa de que é necessário correlacionar teoria e prática como forma de assegurar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da formação profissional, com vistas a uma prática pedagógica inovadora. Além disso, motiva o aluno a participar do processo, no qual é o agente principal, na perspectiva da interdisciplinaridade”, disse.

Rodrigues esclarece ainda que, para a confecção dos carrinhos, os estudantes do curso Técnico em Eletrônica utilizam amplamente os conceitos estudados nas disciplinas de Eletrônica Digital e Projetos Eletrônicos. “Percebe-se claramente a aplicação dos conteúdos durante o desenvolvimento dos carrinhos mecatrônicos”, salientou.

Modalidades – Cento e três estudantes irão participar do IF KaRRt, um número significativo, que cresce a cada ano. Os participantes estão distribuídos nas seguintes modalidades: Design sustentável – 48,8% (20 equipes); Corrida tradicional – 82,9% (34 equipes); Corrida maluca – 82,9% (34 equipes); Corrida maluca inversa – 58,5% (24 equipes); Sumô 4x4 – 61% (25 equipes); e Cabo de guerra – 46,3% (19 equipes).

A comissão organizadora destaca a significativa participação de outras instituições de ensino, além do IFRR, que concentra o maior número de participantes: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) – 61%; Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília/Campus São Sebastião (IFB); Escola Estadual Professora Diva Alves de Lima; Faculdade Estácio Atual; Escola Cantinho de Cristo; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR); Escola Adventista de Roraima; Referencial e Escola Municipal Jesus de Nazaré.

O evento é aberto à comunidade em geral. Ninguém deve ficar de fora!

Acesse a homologação das inscrições.

14/11/18