Acadêmicos de Letras-Espanhol realizarão "El dia de los muertos"

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 27/10/2015 21h55, última modificação 04/11/2015 12h17
Há 5 anos, o curso de letras Espanhol e literatura Hispânica do IFRR, celebra umas das datas mais importantes para os mexicanos, o dia dos mortos “El día de Muertos” O evento será Realizado no dia 29 de Outubro na prça das iguanas próximo ao restaurante, no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima, campus boa vista centro, na Av. Glaycon de Paiva, 2496 – Pricumã, a partir das 19h.

Há cinco anos, o Curso de Letras/Espanhol e Literatura Hispânica do IFRR celebra umas das datas mais importantes para os mexicanos:  “El Día de los Muertos” (O Dia dos Mortos).

O evento será realizado no dia 29 de outubro, na Praça das Iguanas, próximo ao restaurante, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista Centro, na Av. Glaycon de Paiva, n.º 2496, Bairro Pricumã, a partir das 19 horas.

Os visitantes poderão desfrutar do tradicional altar dos mortos, jogos, curiosidades, personalidades famosas do mundo hispânico e doces típicos, assim como mostras gastronômicas dos países pesquisados pelos acadêmicos de cada módulo do curso. Também haverá muitas surpresas.

Toda a comunidade está convidada a prestigiar essa celebração.

"El Dia de los Muertos" é uma celebração mexicana que visa honrar os ancestrais. Embora visto principalmente como um feriado mexicano, também é comemorado em muitas comunidades, nos Estados Unidos, onde há uma grande população de origem mexicana. Também é comemorado, em menor medida, em partes da América Latina. Apesar de ser um tema mórbido e de as comemorações ocorrerem perto do Dia de Finados, o momento é de alegria e confraternização. Em vez de  medo de espíritos malignos, o clima  é de muita descontração, semelhante ao Dia das Bruxas, com uma maior ênfase na celebração em honra à vida dos falecidos.