Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática levam Museu Interativo da Matemática às escolas estaduais e municipais

por Virginia publicado 07/05/2018 21h55, última modificação 07/05/2018 21h55
O Museu Interativo da Matemática (MIN) oferece atividades voltadas para alunos do ensino fundamental e médio.

Com o intuito de desmitificar a tão temida disciplina de Matemática pelos alunos do ensino fundamental, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), coordenados pelo professor Adnelson Jati, criaram o Museu Interativo da Matemática (MIM), por meio do qual apresentam ao público visitante um pouco da história da Matemática e ensinam, com jogos interativos, os conceitos básicos da disciplina.

As escolas interessadas em receber a exposição do MIM devem efetuar a inscrição, a partir do dia 8 de maio, por meio do link http://boavista.ifrr.edu.br/extensao. O projeto oferece também um curso de “Professor guia de museu” para os professores que solicitarem a exposição em suas escolas.

MIM – O Museu Interativo de Matemática (MIM) foi estruturado em 2014, como fruto das ações e das atividades suscitadas dentro do componente curricular Matemática e da história do curso de Licenciatura em Matemática do CBV. O professor Jati explica que o museu é organizado de forma permanente no campus e que também, conforme um cronograma previamente estabelecido, ocorre de forma itinerante, com exposição em algumas escolas da Capital. “Esse formato aborda o tema “Evolução da Matemática” e, em ambas as versões, apresenta a fascinante invenção dos números, a presença da Matemática na Arte, a geometria e outros conceitos fundamentais. O MIM apresenta uma quantidade de artefatos e, consequentemente, uma quantidade de painéis, jogos e ambientes interativos”, esclareceu o professor.

No museu, são acomodadas réplicas de artefatos e atividades que fazem referência aos conceitos matemáticos. Essas réplicas foram adquiridas ao longo de doze anos ou construídas pelos próprios alunos do curso, como produto final das aulas dos componentes curriculares Filosofia e História da Matemática e Matemática e Sua História. “O plano de fundo da proposta do MIM está comprometido com uma Matemática mais humanista, motivadora e significativa”, completou Jati.

Jornalista
7/5/2018