Acadêmicos e professores do Campus Boa Vista participam de workshop internacional

por Virginia publicado 05/11/2019 14h05, última modificação 05/11/2019 14h05
O evento foi realizado pelo Comitê de Wash – Água, Saneamento e Higiene e pelo grupo de trabalho (GT) composto por representantes da Operação Acolhida e de outras organizações.

Acadêmicos dos cursos superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Licenciatura em Ciências Biológicas, além dos professores Cristiane Pereira de Oliveira, Cintiara Souza Maia, Danieli Lazarini de Barros, Willams Lopes Pereira, Lucélia Santos Sousa e Rosa Maria Cordovil Benezar, do Campus Boa Vista (CBV), participaram, no período 29 a 31 de outubro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), do Workshop Internacional sobre Crise Migratória em Roraima: Água, Higiene e Saneamento.

Organização – O evento foi realizado pelo Comitê de Wash – Água, Saneamento e Higiene e pelo grupo de trabalho (GT) composto por representantes da Operação Acolhida e de outras organizações, como Funasa, Unicef, Adra, Acnur, Prefeitura de Boa Vista, Caerr, Médicos sem Fronteiras, Fraternidade Internacional, Conselho Norueguês (NRC), Forças Armadas, Cruz Vermelha, Vigilância Ambiental do Estado de Roraima e de Boa Vista. Desde julho de 2018, o GT vem atuando em Roraima em apoio a ações que visam reduzir o impacto da crise migratória.

Workshop – O objetivo do evento foi promover e ampliar a discussão sobre as experiências e as atividades relacionadas com água, saneamento e higiene, por meio da divulgação das atividades realizadas pelo Comitê Wash em resposta à crise humanitária migratória em Roraima, com vistas a aperfeiçoar o desenvolvimento e a concepção dos procedimentos operacionais padrão por parte dos componentes do comitê, além da qualificação de servidores municipais, estaduais e federais no Estado de Roraima.

Participação – A egressa do curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental Indianara Dias, juntamente com o professor doutor Pedro Alves da Silva Filho, da área de Engenharia Civil, da UFRR, palestrou sobre os “Impactos ambientais decorrentes da crise migratória em Pacaraima/RR: o reflexo da situação atual no gerenciamento de resíduos sólidos urbano”.

A professora Cristiane Oliveira falou da relevância do evento. “O workshop foi de suma importância e contribuiu para nos sensibilizarmos e percebermos, seja como professores, seja como pesquisadores, seja como comunidade, o que tem sido feito pelo Comitê Wash e seus parceiros no Estado de Roraima diante da crise migratória venezuelana”, disse.

Já o acadêmico do 2.º módulo do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental Dário Guimarães Falcão afirmou que o workshop foi de suma importância para a formação profissional dos acadêmicos. “O evento abriu um leque de possibilidades de atuação e nos fez refletir sobre vários problemas próximos da nossa realidade. Esses eventos fazem com que vislumbremos qual o campo de atuação que podemos seguir. A temática, além de pertinente, proporcionou o compartilhamento dos trabalhos realizados no âmbito da crise migratória em Roraima, o que, para mim, foi muito relevante, pois as únicas informações que eu tinha sobre o tema eram as transmitidas pela mídia, que geralmente não enfatiza os trabalhos positivos já realizados pelo Comitê Wash, por exemplo, e, por ser um workshop internacional, os entes participantes das palestras mostraram para um grande público os esforços para melhorar a situação da população migrante em Roraima”, relatou o estudante.

5/11/19