Ação social beneficiará estudantes em vulnerabilidade social

por Virginia publicado 02/04/2020 19h35, última modificação 07/04/2020 18h32

Por causa da propagação do Coronavírus em todo o País e com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que culminou na suspensão do calendário acadêmico, a Coordenação de Assistência Estudantil (Caes) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima também suspendeu o Calendário dos Programas de Assistência Estudantil do CBV, previsto no Edital 01/PROEN/CBV/2020. Essa suspensão afetou os estudantes beneficiados pelo edital, que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social, o que motivou a realização de uma ação social para a arrecadação de cestas básicas a serem doadas às famílias desses alunos.

Segundo a assistente social do CBV, Rosemere Lopes dos Santos, como atualmente o campus tem estudantes com famílias que enfrentam insuficiência de recursos financeiros, dada a situação provocada pelo desemprego estrutural/conjuntural, agravada pela pandemia da Covid-19, a Direção-Geral da unidade solicitou ao Serviço Social o levantamento dos estudantes inscritos no CadÚnico. “Foi priorizado nesse levantamento, sobretudo, estudantes com perfil de ampla exclusão socioeconômica, com vistas ao planejamento de ações estratégicas que visem apoiar minimamente os estudantes em extrema vulnerabilidade social. A partir da identificação destes, o CBV realizará, nos próximos dias, uma importante ação solidária como forma de apoiar esses estudantes com o oferecimento de cestas básicas”, explicou.

Segundo a diretora de Extensão, professora Marilda Vinhote Bentes, o CBV,  por meio de seus servidores, tem tomado atitudes solidárias em relação à comunidade boavistense, procurando alternativas para que, de forma coletiva, todos possam ajudar. “No caso dessa ação solidária, o foco são os nossos alunos e visa a uma alternativa diante da crise que assola a vida da população, uma vez que vêm à tona as necessidades básicas do outro e o ato de servir. Sabe-se que, ao contribuir com alimentação para as mesas dos nossos estudantes, mesmo sendo uma ação que não conseguiremos realizar por muito tempo, minimizaremos a falta de alimentos, até que se definam as políticas públicas sociais para essa parcela da população. Por isso, estamos unindo esforços para preservar a qualidade de vida e também a saúde emocional dos nossos alunos por meio de um ato de amor, que é doar para quem, no momento, está precisando”, disse.

Marilda destaca ainda a constante participação do CBV em ações de cunho social. “O Campus Boa Vista tem sido um grande espaço de acolhida e, mais uma vez, reforça que, independentemente de quem necessita, tem planejado e desenvolvido ações com o intuito de cumprir com sua responsabilidade social, seja na área educacional, social, cultural, profissional, enfim, seja qual for a dimensão, estamos sempre dispostos a dar o nosso melhor, em um contexto de acolhimento”, finalizou.

De acordo com o levantamento realizado pelo serviço social, cerca de 100 estudantes necessitam desse apoio e, nesse sentido, servidores docentes e técnicos, bem como gestores, são convidados a colaborar.

Ponto de coleta: setor de Protocolo do CBV

Horário da entrega: das 8h às 14h

Prazo para recebimento das doações: de 2 a 7 de abril

Distribuição: a partir do dia 8 de abril

Meta desta 1.ª etapa: 50 cestas básicas

Caso o colaborador opte pelo serviço de delivery dos supermercados, o endereço do CBV, para entrega, é Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, Pricumã, CEP: 69.303-340.

2/4/20