Alunos do Campus Boa Vista são classificados para 10ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí, RJ

por Virginia publicado 27/09/2018 13h50, última modificação 01/10/2018 15h49
A classificação se deu no lançamento realizado na 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), em 17 de maio, no CBV. O foguete produzido pelos alunos a partir de garrafas pet alcançou uma distância de 142 metros

Os alunos Patrick Fredman Sousa Lima, Gustavo Rizzo Albuquerque e Pedro Reis Ibernon,  estudantes do curso Técnico em Informática integrado integral do ensino médio do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), participarão, no período de 22 a 25 de outubro, em Barra do Piraí (RJ), da XV Jornada de Foguetes 2018.

A classificação se deu no lançamento realizado na 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), em 17 de maio, no CBV. O foguete produzido pelos alunos a partir de garrafas pet alcançou uma distância de 142 metros.

Oficinas – Para os alunos selecionados para a Jornada de Foguetes, serão ofertadas duas oficinas de construção e lançamento de foguetes produzidos com garrafas pet. A primeira ocorrerá no sábado, dia 29, no CBV. A segunda será oferecida para alunos de uma escola estadual indígena de ensino médio ainda a ser definida.

Mostra – A MOBFOG é realizada anualmente, em todo o território nacional, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). É voltada para alunos de todos os anos dos ensinos fundamental e médio. Tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, pela Física, pela Astronomia e pelas ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Cerca de 200 equipes do ensino médio (cada uma constituída de um professor e de no máximo três alunos) são selecionadas para participar da Jornada de Foguetes. Elas são escolhidas entre aquelas com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete. Porém, para ser pré-selecionada para o evento, a equipe deve ter lançado o foguete acima de 100 metros. Somente pode participar uma equipe por instituição.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
27/9/2018