Alunos medalhistas em olimpíadas nacionais serão certificados

por Virginia publicado 09/09/2016 15h30, última modificação 09/09/2016 15h55
Todos os anos o IFRR é destaque em olimpíadas nacionais, graças ao bom desempenho dos alunos dos cursos técnicos, o que tem garantido uma boa colocação do Estado de Roraima e da Região Norte no cenário nacional. Além disso, o IFRR tem ascendido na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica como uma instituição sempre atuante nos eventos nacionais.

Diante de tantos resultados positivos, o Campus Boa Vista Centro (CBVC) resolveu homenagear esses alunos como forma de agradecer o empenho nas olimpíadas e continuar incentivando a participação deles e de outros. A homenagem será realizada no próximo dia 16 de setembro, às 19 horas, no auditório do CBVC, quando os estudantes serão certificados pelos gestores do campus. Os professores responsáveis pelas olimpíadas no CBVC, pais de alunos e demais servidores serão convidados a participar do momento de condecoração e reconhecimento. Veja agora em quais olimpíadas nacionais os alunos obtiveram destaque:

OBMEP – Em 2015, 27 alunos, dos quais 12 ainda fazem parte do corpo discente, e 15 egressos participaram da 11ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e receberão certificados de Menção Honrosa pelo bom desempenho. Os professores Nilra Jane Filgueira Bezerra e Joaquim Mauro da Silva foram os responsáveis pela aplicação das provas do CBVC.

OBA – A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é outra importante competição na qual o CBVC teve destaque em pelo menos três edições. Em 2014, quem se destacou foi o aluno Jonathas Souza Santana, do 3.º ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio. No ano seguinte, foi a vez da estudante Rebeca Dias de Souza, do 1.° ano do curso Técnico em Informática. Já em 2016, o destaque ficou por conta dos alunos Gabriel Morgado Silva, Guilherme Morgado Silva e William Oliveira da Costa e Silva, todos do 2.° ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, que estavam sob a coordenação do professor Luiz Faustino de Souza. Como incentivo aos discentes que obtêm desempenho satisfatório, estes são convidados a participar da Jornada Espacial, que este ano está em sua 14ª edição. De acordo com o professor Faustino, esse convite é feito apenas aos alunos que alcançam resultado superior a 70 pontos. “São poucos alunos que recebem esse convite, que representa uma oportunidade única, pois os convidados participam, por exemplo, de minicursos voltados à astronomia e à astronáutica. Diante dessa importância, o IFRR sempre apoiou a participação dos alunos”, disse Faustino.

ONHB  Vinte e três alunos de cursos técnicos, organizados em oito equipes, coordenados pela professora Rafaella da Silva Pereira, com o apoio do diretor do Departamento de Apoio Pedagógico, Giovani Calerri dos Santos Pena Júnior, participaram da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB 2016). O resultado positivo da competição culminou com 1 medalha de prata e 7 de cristal para o CBVC, a melhor colocação na Região Norte. A equipe “É aqui o curso de miçangas?”, composta por Guilherme Morgado Silva, Gabriel Morgado Silva e Ana Caroline dos Reis Dantas, todos do 3.º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, foi a medalhista de prata, garantindo um resultado bastante expressivo para o IFRR e para Roraima.

Química – Além de representar bem a instituição na ONHB, a estudante Ana Caroline dos Reis Dantas foi destaque na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ 2016), sob a coordenação da professora Cristiane de Oliveira Pereira.  É gratificante poder representar Roraima nessa próxima fase da Olimpíada Brasileira de Química, principalmente por não ter havido muita participação do estado antes. A OBQ é uma experiência extraclasse que deveria ser incentivada pelos professores já que apresenta questões que nos fazem refletir e pensar e que fogem do previsível. Agradeço à professora Cristiane, que sempre acreditou no meu potencial, me incentivou e me deu a chance de participar desse evento acadêmico, e também aos meus colegas, que me deram apoio, destacou a aluna.

OBG – Um total de 55 alunos, coordenados pela professora Heila Antonia das Neves Rodrigues, participaram da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG 2016), realizada em duas fases: maio e junho, respectivamente. Desses, 1 foi medalhista de ouro, 3 medalhistas de prata e 4 medalhistas de bronze.

CCS/Campus Boa Vista Centro
9/9/2016