Assinada parceria entre Campus Boa Vista Centro e Funasa

por Virginia publicado 14/07/2016 20h20, última modificação 20/07/2016 18h09
Na tarde desta quarta-feira, dia 13, foi celebrado um Termo de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica, Tecnológica e Pedagógica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), por meio do Campus Boa Vista Centro (CBVC), e a Fundação Nacional de Saúde/Superintendência Estadual de Roraima (Funasa-RR), com a finalidade de oferecer o curso superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental a 35 servidores daquela instituição, tanto da Capital como do interior. A solenidade para oficialização da parceria foi realizada na sala de reuniões do CBVC e contou com a presença de gestores de ambas as instituições.

A parceria terá vigência de quatro anos, podendo ser prorrogada, caso haja interesse em dar continuação às ações de formação ou realização de estudos e pesquisas, pois o termo prevê não só a promoção de estudos, ações de qualificação e habilitação, mas também de aperfeiçoamento, extensão, integração, cooperação e intercâmbio, o que amplia significativamente as possibilidades de ações futuras que venham beneficiar as duas instituições.

O chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam-Funasa), Fábio Almeida, demonstrou grande interesse em ampliar a parceria, inclusive com o oferecimento de outras turmas para o beneficiamento de um número maior de servidores, bem como desenvolver outras atividades ligadas ao ensino e à pesquisa. “Temos recursos disponíveis para o desenvolvimento de pesquisas, inclusive esses recursos podem ser investidos nas pesquisas dos próprios alunos do curso. Outra possibilidade é a interação de profissionais e acadêmicos do IFRR com os profissionais da Funasa em grupos de pesquisas já existentes”, disse Almeida, destacando que outras unidades da Funasa já souberam da assinatura do termo de cooperação e desejam buscar a mesma parceria em seus estados.

Na opinião do diretor-geral do CBVC, professor Milton José Piovesan, a parceria com a Funasa é de extrema importância, pois é uma forma de atender a todo o Estado de Roraima. “Como a Funasa atua diretamente em todos os municípios e de forma indireta por meio de seus parceiros, conseguimos maior abrangência. Estamos revitalizando o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, estruturando o laboratório técnico com vistas ao aperfeiçoamento da prática dos futuros profissionais”, explicou.

Também participaram da solenidade a coordenadora do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental do CBVC, professora Cristiane Pereira de Oliveira; o coordenador de Convênios da Diretoria de Extensão do CBVC, professor Ronaldo Vieira Caixeta;  o chefe de Engenharia da Funasa, Paulo Hass; o chefe substituto do Serviço de Saúde Ambiental, Evaldo Correia; a bióloga da Unidade de Controle de Qualidade da Água da Funasa, Luana Mesquita da Silva; a arquiteta e coordenadora do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Fusana, Daniela Maria Boh dos Santos; e a aluna do 6.º módulo do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental Miriela Tavares, que apresentou para os gestores um resumo das experiências vivenciadas no curso e no intercâmbio acadêmico realizado no Canadá, por meio do Programa Ciência sem Fronteira. “Os conhecimentos adquiridos durante o curso são bastante esclarecedores, pois mudamos nossa visão quanto à necessidade do tratamento da água para a garantia de uma melhor qualidade de vida da população e também de outras ações, projetos e políticas necessárias para a melhoria de outros aspectos que influenciam a vida nas cidades. Por meio do curso, também aprendemos os caminhos para nos inserir no mercado de trabalho, que é carente de profissionais. Muitas vezes perdemos espaços por desconhecimento”, relatou a acadêmica.

Estágio – Outras duas acadêmicas do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, que também participaram da solenidade, foram recebidas pelos gestores da Funasa e serão beneficiadas com vagas de estágio curricular. A realização de estágios por acadêmicos do CBVC na Funasa é outra importante vertente da parceria.

Aula inaugural A aula inaugural para os 35 servidores da Funasa será realizada no dia 8 de agosto, às 19 horas, no auditório do CBVC, e o curso será iniciado já neste segundo semestre de 2016. A palestra que marcará o início do curso será proferida por profissional convidado pela Funasa, que abordará tema relevante na área de saneamento ambiental. As aulas teóricas serão ministradas no CBVC, e as aulas práticas no laboratório do CBVC e também nas dependências na Funasa.

CCS/Campus Boa Vista Centro

14/7/2016