Campus Boa Vista Centro outorga grau a 25 professores no sul do estado

por Virginia publicado 08/04/2016 18h20, última modificação 08/04/2016 21h08
O Campus Boa Vista Centro (CBVC) outorgará grau a 25 professores em formação do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Física do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em solenidade que será realizada, a partir das 19 horas, no Fórum do Município de São Luís. Os professores são dos municípios de São Luís, tanto da sede como da Vila Moderna, São João da Baliza e Caracaraí.

A turma Professora Marcia Rosane Oliveira de Senna, é a terceira turma na modalidade presencial de segunda licenciatura formada pelo Parfor/CBVC. Já foram formadas duas turmas de segunda licenciatura em Boa Vista (2012 e 2014) e uma turma de primeira licenciatura em Rorainópolis (2014), somando-se 120 professores de Educação Física certificados.

Para a coordenadora do Parfor, professora Márcia Rosane Oliveira de Senna o Parfor representa uma rica oportunidade para a formação daqueles professores que querem ter uma segunda licenciatura ou para aqueles que já atuam nas escolas sem a formação necessária. “O Parfor representa, sobretudo, a possibilidade da realização dos sonhos desses professores, que já trabalham na área, mas não têm formação específica. Oportunidade, inclusive, de resolverem suas situações profissionais junto às escolas com a certificação”, disse.

Além dos familiares e convidados dos formandos, devem participar da solenidade os professores homenageados, Lara Magalhães Avelino e Giovani Caleri pena Júnior; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, professor Jaci Lima da Silva; o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, professor Milton José Piovesan; o coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física (Parfor), professor José Freitas de Lima Júnior e a coordenadora do Parfor, professora Márcia Rosane Oliveira de Senna. A paraninfa da turma é a professora Joseane de Souza Cortez.

Parfor - O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades: presencial e a distância.

Todos os moradores do Município de São Luis estão convidados a participar desta solenidade que marca o início de uma nova etapa para os professores que serão certificados e confirma a importância da presença do IFRR no sul do estado.

CCS/Campus Boa Vista Centro

8/4/2016