Campus Boa Vista certificará participantes do Encceja 2017

por Virginia publicado 23/02/2018 18h55, última modificação 27/02/2018 10h13
Os interessados deverão solicitar a certificação ou declaração parcial de proficiência, a partir da data de divulgação do resultado do Encceja/2017, até 10 de dezembro de 2018

Na tarde desta sexta-feira, dia 23, foi publicado o Edital 02/2018/CBV/IFRR, que trata do Processo para Solicitação de Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência, com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para brasileiros residentes no País e no exterior.

A Certificação de Conclusão do Ensino Médio é uma oportunidade oferecida aos candidatos maiores de 18 (dezoito) anos que não concluíram o ensino médio e que realizaram todas as provas do Encceja/2017.

Já a Declaração Parcial de Proficiência é a certificação parcial que prova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares nas áreas avaliadas pelo Encceja/2017.

Os interessados deverão solicitar a Certificação ou a Declaração Parcial de Proficiência, a partir da data de divulgação do resultado do Encceja/2017, até 10 de dezembro de 2018, diretamente no Protocolo do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima, na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, Pricumã, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A solicitação deverá ser realizada por meio de requerimento próprio, cujo modelo consta no edital. Não haverá cobrança de taxas para isso.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, estudantes que fizeram o Encceja do ensino médio já podem verificar o resultado no endereço enccejanacional.inep.gov.br, informando CPF e senha cadastrados. Já os resultados do Encceja do ensino fundamental e das edições do Encceja PPL, aplicados para pessoas privadas de liberdade, serão divulgados em março.

Exame – O Encceja é o exame do governo federal para que jovens e adultos que não terminaram o ensino fundamental ou o ensino médio no tempo regular possam, caso obtenham a nota mínima exigida, solicitar à secretaria estadual de educação ou ao instituto federal selecionados no ato da inscrição o certificado de conclusão dessas duas etapas de ensino.

O Encceja/2017 foi aplicado em 19 de novembro, quando mais de 1,5 milhão de candidatos se inscreveram e 40% deles participaram do exame em 564 municípios de todo o País. Dos 1.575.561 inscritos, 1.272.279 (81%) buscavam a certificação do ensino médio.

Acesse aqui o edital.

Jornalista