Campus Boa Vista é parceiro na realização do Seminário Conectando Boas Práticas

por Virginia publicado 17/12/2019 19h30, última modificação 17/12/2019 20h10
A programação do seminário contou com sessões de bate-papo e apresentação dos trabalhos dos Professores Top 10 de Roraima.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) sediou, na última sexta-feira, 13, o I Seminário Conectando Boas Práticas, da Rede Conectando Saberes.

A Rede – “De professor para professor”, esse é o espírito da Rede Conectando Saberes. Desde 2015, quando foi criada com o apoio da Fundação Lemann, cresceu bastante. Inicialmente, contava com 30 professores de escolas públicas que transformam a educação dentro de suas salas de aula. Hoje tem mais de 600 membros, representados em mais de 60 núcleos, nas 27 unidades federativas do Brasil. Juntos, buscam fortalecer a profissão ao apoiar uns aos outros compartilhando aprendizados, desafios e vitórias na construção de uma educação pública de qualidade.

Para a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o seminário serviu para o compartilhamento de práticas pedagógicas exitosas. “Acolher esse evento foi um presente, pois foi lindo conhecer práticas inovadoras de educadores dos sistemas municipal e estadual. Foi maravilhoso ver projetos que superam as dificuldades a partir de um olhar das possibilidades”, disse.

Em Roraima – Em julho de 2018, Roraima passou a integrar a Rede Conectando Saberes por meio da professora Rutemara Florêncio, uma das dez finalistas, em 2019, do Prêmio Educador Nota 10, a qual se tornou responsável por implantar e coordenar o núcleo em Boa Vista. Posteriormente, com a visão de consolidar e expandir a rede, outras educadoras foram convidadas: Herika Souza do Valle, que também colabora na coordenação da rede; Ester Braz, diretora de escola municipal; Wilma Marinho, professora das redes públicas estadual e municipal; e Maricelia Soares, professora da rede estadual.

“É sempre um sonho do professor participar de uma rede que nos dê estrutura, e essa foi criada justamente no sentido de que os professores pudessem apoiar uns aos outros. Ela, sobretudo, oferece formação, pois acreditamos que, com formação de qualidade, podemos aprimorar nossa prática profissional. Anualmente, reúne mais de mil professores em Embu das Artes, São Paulo, no evento nacional, o que representa uma rica oportunidade de troca de experiências, visto que temos a oportunidade de conhecer, inclusive, práticas internacionais. Portanto, oferece muitas oportunidades essenciais para a melhoria de nossa prática pedagógica”, explicou Rutemara.

A programação do seminário contou com sessões de bate-papo e apresentação dos trabalhos dos Professores Top 10 de Roraima, escolhidos em uma seleção da rede no estado. A diretora-geral do CBV fez a abertura oficial do evento, e a jornalista do CBV, Virginia Albuquerque, mediou o bate-papo entre as professoras premiadas Rutemara Florencio, Wilma Marinho e Ingrid Santos.

17/12/19