DE OLHO NA ROBÓTICA – Novas instituições participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica 2018

por Virginia publicado 02/04/2018 23h22, última modificação 02/04/2018 23h22
Além do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Boa Vista (CCTI-PMBV), também irão participar o Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado (CET-Sesi-RR) e a Escola de Robótica Programação e Games Masterbots.

Para a edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), organizador do evento no estado, contará com a participação de outras instituições de ensino, além do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de Boa Vista (CCTI-PMBV). São elas: o Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado (CET-Sesi-RR) e a Escola de Robótica Programação e Games Masterbots.

Com a participação dessas instituições, a OBR tende a crescer ainda mais em Roraima, é o que afirma o representante da olimpíada no estado, o professor do CBV Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues.

Reunião – As inscrições para a OBR serão realizadas por meio do sistema Olimpo, no endereço www.sistemaolimpo.org, que foi apresentado para os representantes dessas instituições em recente reunião, no último dia 29 de março, no CBV. Na ocasião, estavam presentes Sebastião Gadelha e Hayana Pinheiro, da Masterbots, e Dennis Padilha, do Sesi-RR.

O Olimpo permitirá aos professores responsáveis efetuar as inscrições dos alunos participantes, bem como gerenciar quaisquer informações posteriores no sistema. Por meio do sistema, eles também poderão acessar informações da Mostra Nacional de Robótica (MNR) e do Campeonato Brasileiro de Robótica (CBR), direcionado a estudantes do ensino superior, além de outros importantes eventos da área.

Inscrições – As inscrições para a OBR serão realizadas no período de 12 a 18 de maio, e a prova teórica ocorrerá no dia 8 de junho, na própria instituição de ensino em que o aluno está matriculado. Já a prova prática deve ser realizada no mês de agosto. “A ideia é que a prova prática seja realizada em um dos shoppings da cidade como forma de proporcionar o acesso de mais pessoas ao evento, massificando, assim, a divulgação da OBR em Roraima”, disse o professor Heitor, o qual, durante a reunião, esclareceu dúvidas acerca dos eventos nacionais, dando ênfase às normas da OBR 2018.

OBR – A OBR é uma olimpíada científica gratuita dividida em duas modalidades: prática e teórica. Podem participar alunos matriculados em escolas de ensino fundamental, médio e técnico. Em 2017, a organização registrou 142 mil alunos inscritos, um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

A missão da olimpíada é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Jornalista
2/4/2018