Definida programação científica do V Fórum de Integração do IFRR

por Virginia publicado 21/11/2016 14h52, última modificação 21/11/2016 14h52
Já está definida a programação científica do V Fórum de Integração: Ensino Pesquisa e Extensão (Forint) – “Integrando saberes: o sentido e a identidade do IFRR” –, que será realizado no período de 28 a 30 de novembro, no Campus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (CBVC-IFRR). Em recente reunião da Comissão Organizadora Central, foi divulgada a programação científica do evento, que está repleta de atividades voltadas para o tema central do fórum.

A palestra de abertura será ministrada pelo doutor Ruy Guilherme Silveira de Souza, que abordará o tema “Eu, educador no século XXI”. O palestrante é mestre em Health Professions Education pela Maastricht University (2005) e mestre em Medicina Neurológica pela Universidade Federal Fluminense (1991). Exerce o cargo de professor assistente na Universidade Federal de Roraima, atuando em temas como ensino médico, problem based learning, cefaleia, Parkinson e desordem do movimento.

As mesas-redondas serão outro ponto alto do evento. Elas terão a participação de professores do IFRR e de outras instituições de ensino, os quais discutirão diversos temas: O olhar do egresso; Outros sujeitos, outros saberes; Trabalhadores EPT: tensões identitárias; e Impactos sociais e alternativas para a mudança. As mesas, assim como as palestras de abertura e encerramento, serão realizadas no segundo e no terceiro dia do evento, sempre no auditório do CBVC.

Para ministrar a palestra de encerramento do V Forint, foi convidada a professora doutora Marcelina Maschio, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) e representante da Rede EPT. Ela abordará o tema “A identidade dos IFs: desafios da gestão do ensino, da pesquisa e da extensão”. Marcelina é graduada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar e em Educação Física. É também formada no curso superior de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas. Possui especialização em cinco áreas: Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva; Educação Ambiental; Metodologia do Ensino Tecnológico; Metodologia do Ensino Superior; e Metodologia do Ensino da Educação Física (1987). É mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atuou como docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Cornélio Procópio. Atua na área da educação com ênfase em Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Exerceu o cargo de pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Mato Grosso do Sul (IFMS). Atualmente é diretora executiva da Reitoria do IFMS.

Programação – A programação do V Fórum de Integração será repleta de atividades e contará com palestras, mesas-redondas, comunicações coordenadas, minicursos, mostras tecnológicas e atividades culturais. A última edição foi organizada pelo Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) e sediada pelo CBVC. Participaram do evento cerca de 500 pessoas, entre estudantes e profissionais. A previsão é que cerca de 800 pessoas participem do V Forint.

Acesse: http://www.ifrr.edu.br/forint/v-forum-de-integracao/inscricoes

CCS/Campus Boa Vista Centro