Docentes participam da apresentação do Programa Nacional de Educação Empreendedora

por Virginia publicado 18/04/2016 20h15, última modificação 18/04/2016 20h16

Nos dias 13,14 e 15 de abril, a analista e gestora do Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Elissandra Costa, esteve no IFRR/Campus Boa Vista Centro com o objetivo de apresentar o programa. Participaram do encontro diretores, coordenadores e professores que ministram disciplinas voltadas ao empreendedorismo.

Durante o encontro, a gestora apresentou os cursos Despertar, Desafio Universitário Empreendedor, Disciplina de Empreendedorismo, Palestras e Edital de Educação, objetivando disseminar os principais diferenciais de cada um como solução empreendedora, bem como ofereceu orientações relevantes sobre qualidades e benefícios  dos cursos.

O professor Ananias Noronha Filho destacou a relevância de trabalhar o conceito de empreendedorismo em sala de aula. “Discutir esses conceitos é de fundamental importância para que nossos alunos tenham acesso a novas ferramentas relacionadas ao empreendedorismo. Creio que a palestra, como eu sugeri, para todos os alunos do campus fará com que eles possam cobrar do IFRR a participação no Despertar e, provavelmente, no Desafio Sebrae”, enfatizou.

O Programa – O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi criado para consolidar uma atuação sistemática e organizada de ações de educação empreendedora do Sistema Sebrae  voltada aos potenciais empreendedores.

Com o programa, o Sebrae pretende contribuir para a construção de um novo perfil de estudante, pautada em um modelo de educação que favorece metodologias criativas, linguagem adequada e compromisso com a realidade local. É, portanto, um programa de capacitação para o desenvolvimento de competências empreendedoras e para a inserção sustentada no mundo do trabalho.

As soluções disponibilizadas, que compõem o portfólio do programa, vão desde o nível fundamental até o superior.  Dessa forma, o Sebrae Roraima busca firmar parcerias com instituições públicas e privadas para otimizar sua atuação. Aproveitando essa ideia inovadora, o IFRR/Campus Boa Vista Centro resolveu firmar uma parceria com vistas à disseminação da cultura empreendedora entre os alunos dos cursos técnicos e superiores, uma vez que o mercado de trabalho exige dos diversos profissionais atitudes criativas e empreendedoras.

Fotos: Marcos Sá

CCS/Campus Boa Vista Centro