Egressa do Campus Boa Vista é premiada em concurso de Turismo Militar

por Virginia publicado 21/03/2017 15h41, última modificação 21/03/2017 15h41

Com o projeto Roteiro Turístico - Rota Militar de Integração Cultural em Roraima, a egressa do curso de Pós-graduação em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis, Jordana de Souza Cavalcante, conquistou o terceiro lugar no Concurso de Ideias e Mentes Brilhantes para o Turismo Militar-Brasil, organizado pela Universidade Federal Fluminense, de Niterói - RJ, em parceria com a Universidade de Aveiro, Portugal. A conquista garantiu ao terceiro colocado uma bolsa integral para cursar mestrado na Universidade de Aveiro.

Roteiro Turístico – O projeto consistiu na elaboração de um roteiro turístico com visitação às unidades militares de Boa Vista começando pelo zoológico do 7. º Batalhão de Infantaria de Selva Forte São Joaquim (7.º BIS) dada à representação da fauna amazônica ali existente; seguindo pela Avenida Venezuela - BR 174, contextualizando-se a importância da rodovia para o estado; passando pela Avenida Capitão Ene Garcez, personagem importante da história local; em direção ao 6.º Batalhão de Engenharia e Construção (6.º BEC) para a visitação à réplica do Forte São Joaquim. De lá o roteiro prossegue para o centro histórico de Boa Vista, onde se propõe a realização de um city tour pelos principais monumentos históricos, finalizando com um passeio de barco pelo Rio Branco para visitação às ruínas do Forte São Joaquim, destacando-se a importância do forte dentro do contexto histórico de fundação da cidade, ocupação e colonização da região, bem como a influência da presença militar nesse período.

A premiação do concurso foi realizada no dia 17 de março, durante o Seminário Internacional de Turismo Militar, no Forte de Copacabana – RJ. Jordana não participou do evento, pois não teve tempo hábil, entre a divulgação do resultado e a solenidade de premiação, para providenciar passagens aéreas, mas enfatiza que a experiência foi positiva para desbravar essa área, principalmente, em Roraima que é ainda pouco explorada. “Essa é uma segmentação nova e o turismo em nosso estado ainda é incipiente, principalmente, quando se trata de cultura e patrimônio histórico. Esse roteiro representa mais um produto a ser explorado. Portanto, fico feliz com o resultado e por contribuir com o desenvolvimento do turismo em Roraima”, explicou Jordana.

Não é a primeira vez que Jordana é premiada em concursos, ela destaca outros prêmios, inclusive na área de publicidade e propaganda, sua outra área de formação. No IFRR – Campus Boa Vista, Jordana foi vencedora do concurso que escolheu a logomarca do Programa Agenda Ambiental, em 2011, cujo foco eram ações de responsabilidade social e sustentabilidade no IFRR. A primeira experiência acadêmica de Jordana no Campus Boa Vista foi a graduação no curso de Tecnologia em Gestão do Turismo, área em que ela confessa sentir-se mais realizada. “Gosto muito da área de Publicidade e Propaganda, tanto que estou atuando como professora desse curso em uma instituição particular, mas o turismo é a área que mais me encanta e me motiva”, relata.

Link para visualizar a rota (roteiro turístico) elaborada por Jordana:

21/3/2017