ENADE – Encontro apresenta o exame para os estudantes do Campus Boa Vista

por Virginia publicado 28/07/2017 17h55, última modificação 10/08/2017 17h09
registrado em:
ENADE – Encontro apresenta o exame para os estudantes do Campus Boa Vista

Participam do encontro todos os estudantes do ensino superior do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).

Encerra-se, nesta sexta-feira, dia 28, o Encontro Pró-Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), do qual participam os estudantes do ensino superior do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).

Organizado pelo Departamento de Graduação (DEG), o encontro tem o objetivo de sensibilizar os acadêmicos sobre a necessidade da preparação para o exame ao longo do curso, bem como de informá-los da elaboração da prova, da legislação vigente, dos procedimentos para a inscrição e o cadastro dos estudantes, da apresentação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e de seus componentes (avaliação institucional, avaliação externa de cursos de graduação e Enade), além da importância do exame para a instituição e para o estudante.

IMG_7908.JPG
O encontro tem o objetivo de sensibilizar os acadêmicos quanto à necessidade da preparação para o Enade ao longo do curso, bem como informá-los sobre aspectos gerais do exame.

As palestras foram ministradas pelas professoras Maria Aparecida Alves de Medeiros, diretora do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), e Maria Neuza de Lima Pereira, diretora de Políticas de Graduação do IFRR. A diretora do Departamento de Graduação do CBV, professora Cristiane Pereira de Oliveira, diz que, com esse encontro, a instituição almeja suscitar o interesse dos discentes do ensino superior pelo componente curricular e pelas legislações vigentes desde os primeiros até os  últimos módulos dos cursos.

A Lei  10.861/2004, que trata do Sinaes, prevê o Enade como componente curricular obrigatório, que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Realização  - O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

No IFRR - Em 2017, os cursos do Campus Boa Vista/IFRR que participarão do Enade são: Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Educação Física; Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica; Licenciatura em Matemática; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O Enade 2017 será aplicado no dia 26 de novembro, domingo, às 13h30 (horário de Brasília).

Acesse o edital do Enade 2017.

Fotos: Marcos Sá
28/7/2017