Encontro Pedagógico 2016.1 ocorre no período de 3 a 5 de fevereiro

por Virginia publicado 22/01/2016 14h20, última modificação 22/01/2016 17h34
Entre os dias 3 e 5 de fevereiro, será realizado, no Campus Boa Vista Centro, o primeiro Encontro Pedagógico deste ano, no qual será debatido o tema Desafios da Educação do Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR): uma instituição multicursos. O encontro tem como público-alvo docentes e técnicos que compõem as equipes pedagógicas tanto do ensino técnico como do superior e da pós-graduação.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio pedagógico (Dape), professora Joseane de Souza Cortez, como instituição que agrega diferentes modalidades de ensino e diferentes cursos, o IFRR/CBVC enfrenta, a cada dia, inúmeros desafios, e o maior deles é efetivar os compromissos relacionados ao acesso, à permanência e ao êxito dos estudantes. “A cada dia, faz-se necessário assumir um compromisso coletivo do fazer educacional, que vai além dos saberes construídos no espaço escolar. Além da valorização dos saberes já adquiridos pelos educandos e dos saberes vivenciados no dia a dia de cada sujeito que integra esta instituição, torna-se necessário um compromisso de todos nesta caminhada. Diante desse contexto, no Encontro Pedagógico 2016.1 esperamos dialogar a respeito desses compromissos, tendo como foco principal o entendimento das ações em prol da permanência dos estudantes na instituição, objetivo fundamental de inclusão, o respeito às diferenças e a valorização das possibilidades que cada um tem a partir da compreensão de uma educação que preza e valoriza os seguintes pilares: saber ser , saber conhecer, saber conviver e saber fazer”, explicou.

Objetivos O evento tem como principais objetivos: promover um diálogo reflexivo sobre os compromissos pedagógicos e administrativos que contribuem para a permanência do estudante, tendo como eixo reflexivo as ações necessárias para essa permanência enquanto ato coletivo de toda a instituição, bem como proporcionar um espaço de discussão e troca de conhecimentos diante dos múltiplos desafios que se apresentam no processo de ensino-aprendizagem e formação de professores, com vistas ao compromisso de se promover a permanência.

Programação – A programação do Encontro Pedagógico 2016.1 contará com palestras, mesas-redondas, reuniões setoriais e conjuntas para socialização das produções que versarão sobre os seguintes subtemas: a questão administrativa e os efeitos no planejamento pedagógico; o panorama do desenvolvimento do ensino; a elaboração de propostas por meio da construção do diagrama de causa e efeito; entre outros.

Início do ano letivo – De acordo com o calendário acadêmico de 2016, disponível na página do Campus Boa Vista Centro, no endereço: http://boavista.ifrr.edu.br/ , o início do ano letivo, semestre 2016.1, será dia 11 de fevereiro, tanto para os cursos técnicos quanto para os de graduação, com atividades de acolhimento para os pais e alunos do ensino técnico e aula inaugural dos cursos de graduação. O calendário apresenta ainda todas as datas referentes às atividades acadêmicas da instituição.

CCS/Campus Boa Vista Centro

22/01/2016