Escolha dos novos dirigentes – Comunidade acadêmica participa dos debates eleitorais

por Virginia publicado 20/05/2016 16h00, última modificação 20/05/2016 16h01
A comunidade acadêmica do IFRR participa, desde o último dia 18, quarta-feira, dos debates eleitorais destinados à discussão dos planos de trabalho dos candidatos a reitor e diretores-gerais de campi. A programação faz parte do processo de consulta à comunidade para a escolha dos cargos de reitor e diretores-gerais dos Campi Boa Vista Centro, Amajari e Novo Paraíso. São, ao todo, três candidatos a reitor e sete candidatos a diretores-gerais.

No Campus Amajari – O primeiro debate foi realizado no Campus Amajari (CAM), na manhã do dia 18, quarta-feira, com os candidatos a reitor. Devido à falta de energia e água no município, a dinâmica do evento precisou ser alterada, e os debates, que deveriam ocorrer em dois momentos, um para os alunos e outro para os servidores, foi reduzido a um momento único de apresentação das propostas envolvendo ambos os públicos. Apesar da mudança, os alunos e os servidores do CAM participaram, de forma efetiva, das discussões, ouvindo as propostas e indagando os candidatos sobre as questões mais específicas relacionadas à unidade de ensino.

A aluna do primeiro ano do curso Técnico em Agropecuária Maria Samara de Jesus Araújo enfatizou a importância da participação dos estudantes no debate. “Os debates são importantes para que possamos conhecer melhor as propostas e saber sobre o que eles [os candidatos] querem oferecer para o nosso campus, de acordo com a realidade local. No meu caso, o debate me ajudou a definir meu candidato”.

Assim como Maria Samara, a aluna do primeiro ano do curso Técnico em Aquicultura Ana Carolina Lima Campos disse que participar do debate foi uma rica oportunidade para a escolha do candidato. “Como não conhecíamos os candidatos, esse momento foi muito importante para conhecê-los e, assim, escolhermos em quem iremos votar. Além disso, tivemos a oportunidade de avaliar quais propostas são realmente viáveis”, disse.

No Campus Boa Vista Centro – O segundo debate foi realizado no Campus Boa Vista Centro (CBVC), nos três turnos, com os candidatos ao cargo de diretor-geral, e teve como público-alvo os alunos. Foi um dia de intensas e produtivas discussões em que os candidatos apresentaram suas propostas e debateram ideias com vistas ao futuro institucional.

Com visão crítica e bastante participativos, os alunos dos cursos técnicos e acadêmicos de nível superior demonstraram preocupação com o desenvolvimento da instituição ao indagarem os candidatos sobre as propostas para a resolução de problemas e sobre as metas para o mandato referente ao quadriênio 2016-2020.

A comissão eleitoral local do CBVC destacou o nível do debate, que transcorreu de forma ética e respeitosa entre os debatedores. “Os candidatos atentaram às normas contidas no regulamento, debateram entre si e com os alunos, de forma produtiva. Os três candidatos demonstraram preocupação com o desenvolvimento da instituição e responderam às perguntas dos alunos quanto aos anseios relacionados à melhoria dos cursos”, relatou Jeferson Nunes Marin, presidente da Comissão Eleitoral Local. O presidente acrescentou, ainda, que tudo ocorreu como o planejado e que o debate atingiu seus objetivos. “O sucesso do debate se deu em virtude da divulgação junto à comunidade acadêmica, a qual atendeu ao chamado e compareceu. Para atender a um público maior, dada à capacidade reduzida do auditório, a comissão disponibilizou um telão e cadeiras na área externa, oportunizando assim uma maior participação dos alunos”.

Contexto dos debates eleitoraisSabe-se que os debates se justificam pela importância de escolher bem os candidatos. Em plena era da tecnologia da informação, nunca foi tão fácil pesquisar sobre a trajetória institucional dos candidatos, as alianças e também suas propostas para o cargo de gestor institucional. No entanto, um dos melhores instrumentos para decidir quem merece o voto é também um dos mais antigos: o debate. O debate permite ao eleitor comparar as propostas dos candidatos e avaliar seu comportamento sob a pressão do momento. Configura-se, portanto, como uma ferramenta imprescindível ao processo democrático, que deve ser explorada ao máximo.

Os debates serão realizados até o dia 31 de maio, em todas as unidades onde haverá a escolha tanto de reitor quanto de diretor-geral por alunos e servidores. Para saber os dias e horários, basta acessar o Regulamento Geral para a condução dos debates entre os candidatos, disponível no link a seguir: http://www.ifrr.edu.br/consulta-a-comunidade/2016-2020

Fotos: Marcos Sá

CCS/Campus Boa Vista Centro