EXTENSÃO – Curso de Iniciação Científica leva conhecimento sobre metodologia da pesquisa a professores de escola estadual

por Virginia publicado 11/05/2017 14h42, última modificação 11/05/2017 14h42
Mais um curso de extensão, oriundo da parceria firmada em 2016, está sendo ofertado aos professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS). Desta vez é o curso “Iniciação Científica com o Apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação”, que visa capacitar a equipe escolar para orientar as pesquisas no âmbito do ensino fundamental.

Mais um curso de extensão, oriundo da parceria firmada em 2016, está sendo ofertado aos professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS). Desta vez é o curso “Iniciação Científica com o Apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação”, que visa capacitar a equipe escolar para orientar as pesquisas no âmbito do ensino fundamental.

O curso terá carga horária de 100 horas, sendo 62 horas teóricas e 38 horas práticas, as quais serão destinadas ao desenvolvimento da pesquisa e à elaboração do relatório final, cujos resultados serão apresentados na Feira de Ciências da escola, no mês de setembro.

Serão capacitados 19 professores, o que, para a escola, representa a possibilidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, por meio da pesquisa, os alunos poderão ampliar o conhecimento prático sobre temas relevantes que estão presentes no dia a dia da sala de aula.

O curso – O interesse do aluno em trabalhar com a pesquisa científica implica novas formas de pensar e aprender sobre o conhecimento, visto que ter acesso à ciência e ao modo como o método científico é aprendido e construído no espaço escolar proporciona saberes importantes para sua formação. Nesse contexto, é fundamental que a prática da pesquisa se torne uma atividade integrada ao currículo escolar, tanto para os professores orientadores quanto para os alunos, como princípio educativo e processo em formação.

“Estamos dando continuação ao plano de formação da escola. Isso reflete um cenário de mudanças significativas para o ensino público, em que se dão os primeiros passos para um ensino democrático, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de potencialidades dos educandos. A pesquisa, nesse caso, torna-se uma ferramenta primordial para o progresso de toda a sociedade e a promoção de uma educação de qualidade para todos. E, com professores qualificados, teremos condições de ampliar essas possibilidades”, disse a gestora da EEPCS, Jeane Soares Batista Lima.

Os cursos ofertados na escola são fruto de parcerias com instituições de renome, como é o caso do Instituto Federal de Roraima. “Esta ação de capacitação é um exemplo que pode ser seguido por outras instituições de ensino, como uma forma de buscar aprimoramento e qualidade na educação, já que reflete diretamente na melhoria das práticas pedagógicas dos professores”, ressaltou a coordenadora pedagógica da EEPCS, Francinéa Campos Santana.

O curso será ministrado pelos professores do IFRR Adeline Araújo Carneiro Farias, Weliton Ferreira de Lima e Daygles Maria Ferreira de Souza.

 

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista

11/5/2017