EXTENSÃO – Curso de Iniciação Científica leva conhecimento sobre metodologia da pesquisa a professores de escola estadual

por Virginia publicado 11/05/2017 14h42, última modificação 11/05/2017 14h42
Mais um curso de extensão, oriundo da parceria firmada em 2016, está sendo ofertado aos professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS). Desta vez é o curso “Iniciação Científica com o Apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação”, que visa capacitar a equipe escolar para orientar as pesquisas no âmbito do ensino fundamental.

O curso terá carga horária de 100 horas, sendo 62 horas teóricas e 38 horas práticas, as quais serão destinadas ao desenvolvimento da pesquisa e à elaboração do relatório final, cujos resultados serão apresentados na Feira de Ciências da escola, no mês de setembro.

Serão capacitados 19 professores, o que, para a escola, representa a possibilidade de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, por meio da pesquisa, os alunos poderão ampliar o conhecimento prático sobre temas relevantes que estão presentes no dia a dia da sala de aula.

O curso – O interesse do aluno em trabalhar com a pesquisa científica implica novas formas de pensar e aprender sobre o conhecimento, visto que ter acesso à ciência e ao modo como o método científico é aprendido e construído no espaço escolar proporciona saberes importantes para sua formação. Nesse contexto, é fundamental que a prática da pesquisa se torne uma atividade integrada ao currículo escolar, tanto para os professores orientadores quanto para os alunos, como princípio educativo e processo em formação.

“Estamos dando continuação ao plano de formação da escola. Isso reflete um cenário de mudanças significativas para o ensino público, em que se dão os primeiros passos para um ensino democrático, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de potencialidades dos educandos. A pesquisa, nesse caso, torna-se uma ferramenta primordial para o progresso de toda a sociedade e a promoção de uma educação de qualidade para todos. E, com professores qualificados, teremos condições de ampliar essas possibilidades”, disse a gestora da EEPCS, Jeane Soares Batista Lima.

Os cursos ofertados na escola são fruto de parcerias com instituições de renome, como é o caso do Instituto Federal de Roraima. “Esta ação de capacitação é um exemplo que pode ser seguido por outras instituições de ensino, como uma forma de buscar aprimoramento e qualidade na educação, já que reflete diretamente na melhoria das práticas pedagógicas dos professores”, ressaltou a coordenadora pedagógica da EEPCS, Francinéa Campos Santana.

O curso será ministrado pelos professores do IFRR Adeline Araújo Carneiro Farias, Weliton Ferreira de Lima e Daygles Maria Ferreira de Souza.

11/5/2017