FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - Curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão é ofertado a 25 indígenas da região nordeste de Roraima

por Virginia publicado 07/03/2017 19h40, última modificação 07/03/2017 19h40
Iniciaram-se, na manhã desta segunda-feira, dia 8, as aulas do curso Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, de formação inicial e continuada (FIC), ofertado pela Diretoria de Extensão do Campus Boa Vista (CBV) a 25 alunos de várias comunidades indígenas da região nordeste de Roraima.

O curso – Desenvolvido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso terá duração total de 300 horas, distribuídas em quatro disciplinas: Matemática e Suas Aplicações Tecnológicas (60 horas), Eletricidade Básica e Eletrônica Analógica (60 horas), Segurança e Saúde no Trabalho (20 horas) e Eletrotécnica Aplicada (160 horas).

O objetivo principal do curso é proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre os princípios e as técnicas para o desenvolvimento de atividades do eletricista instalador predial de baixa tensão para atuação no mundo do trabalho.

Segundo o diretor de Extensão do CBV, professor Ananias Noronha Filho, a formação visa, sobretudo, atender às demandas relacionadas a instalações elétricas nas comunidades contempladas, diminuindo significativamente riscos de acidentes graves.

Para o tuxaua da Comunidade Indígena Triunfo, Jacks Sirley Gustavo Salomão, há uma expectativa positiva de todos os alunos com relação à formação. “Nosso objetivo é que todos possam aprender sobre eletricidade e aplicar os conhecimentos nas comunidades. Muitos indígenas operam geradores de energia elétricos e não têm conhecimento. Com esse curso, poderão manusear os equipamentos com maior segurança”, disse Salomão.

O tuxaua destacou a importância da parceria com o IFRR para o oferecimento do curso. “Em assembleia, decidimos o curso que queríamos fazer, e os líderes foram em busca da parceria. Então, o Instituto Federal aceitou firmar a parceria disponibilizando, inclusive, o transporte diário para que possamos frequentar as aulas”, relatou o líder indígena.

Treze comunidades estão sendo atendidas: Pedra Branca, Pedra Preta, Flexalzinho, Maturuca, Tamandaré, Sol Nascente, Surumu, São Mateus, Morro, Triunfo, Willimon, São Miguel e Jatapu, esta última no sul do estado.

Ao final do curso, o aluno estará apto a realizar instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Pronatec –  No âmbito do Pronatec, o curso visa atender à demanda de qualificação e formação básica dos cidadãos, desenvolvendo o comércio e gerando mão de obra qualificada, novas frentes de trabalho, novos empregos, melhoria na qualidade dos serviços prestados, sistematização na resolução dos problemas locais, com a possibilidade de manter as pessoas em suas cidades, diminuindo a migração para lugares com melhor infraestrutura, gerando possibilidades de emprego e empregabilidade.

7/3/2017