IFRR será parceiro na realização do VI Encontro de Turismo Comunitário da Amazônia (VI ETCA)

por Virginia publicado 22/12/2016 14h35, última modificação 22/12/2016 14h35
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) é um dos parceiros da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na realização do “VI Encontro de Turismo Comunitário da Amazônia (VI ETCA): protagonismo das populações tradicionais e dos povos indígenas”, que ocorrerá no período de 22 a 26 de março de 2017, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat), no Campus Paricarana da UFRR.

Objetivo –  O objetivo do encontro é criar um espaço de discussão sobre as atividades turísticas realizadas por populações tradicionais e povos indígenas na Região Norte, contribuindo para as políticas públicas voltadas ao turismo comunitário, na perspectiva do turismo como mais uma alternativa para o desenvolvimento econômico e social da Região Amazônica.

Parcerias –  O evento tem a parceria, além do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), do Sebrae-RR e da Faculdade Estácio da Amazônia.

Segundo a professora mestra Luciana Vitório, integrante da Comissão Científica, o Instituto Federal de Roraima, por meio do Campus Boa Vista Centro (CBVC), como uma das instituições de ensino que ofertam o curso de Turismo no estado, está proporcionando a atuação de docentes da área do turismo na elaboração e na efetivação do encontro, bem como  a participação, por parte de acadêmicos, em ambientes de discussão e reflexão sobre turismo comunitário.

Participação do IFRR – O VI ETCA começou a ser organizado no mês de outubro e haverá a participação de docentes em atividades científicas, como a professora Luciana Vitório, que comporá a mesa-redonda  "Limites e Possibilidades para o Turismo Comunitário em Roraima". A professora também é a coordenadora do eixo temático "Organização, Gestão de Qualidade dos Serviços: a atuação das comunidades tradicionais e dos povos indígenas no turismo".

A professora aposentada e mestra Elizabeth Melo Nogueira será a mediadora da mesa-redonda "Turismo Rural de Base Comunitária em Roraima: cenário atual e desafios".

Programação – A programação contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, relatos de experiências e apresentação de banners (considerando a submissão de resumos expandidos); exposição de artes, artesanato e ensaios fotográficos; participação de líderes indígenas, professores e pesquisadores de universidades e institutos de educação de Roraima, do Amazonas, do Rio de Janeiro e do Ceará.

Inscrições – Os resumos expandidos, com até quatro páginas, devem ser encaminhados até o dia 20 de janeiro de 2017, via Plataforma Splinter (http://eventos.ufrr.br/splinter/). A apresentação de trabalho está estruturada na modalidade de Apresentação de Banners. Os interessados devem se inscrever no evento, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site do IFRR, no endereço www.ufrr.br/tca. O comprovante de pagamento e a ficha deverão ser escaneados e enviados para o e-mail etca@ufrr.br e neste informado o nome do inscrito.

Virginia Albuquerque com informações do endereço: www.ufrr.br/tca

CCS/Campus Boa Vista Centro

22/12/2016