Inscrições para competições na área de astronomia se iniciam no dia 9 de abril

por Virginia publicado 05/04/2018 21h15, última modificação 06/04/2018 12h41
Informações sobre a OBA e a MOBFOG podem ser adquiridas com o professor Luiz Faustino de Souza.

As inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) serão realizadas no período de 9 de abril a 16 de maio de 2018. Os alunos interessados em participar dos eventos devem se inscrever na Diretoria de Ensino das Áreas da Indústria e Informática (Deiinf).

No Campus Boa Vista (CBV), poderão participar da OBA e da MOBFOG estudantes do 1.º ao 3.º ano do ensino médio.

Organização – Ambos os eventos são organizados, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A OBA e a MOBFOG têm como objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, pela Astronáutica e pelas ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A OBA tem uma única fase e consiste na realização de uma prova, na própria escola, no dia 18 de maio, com início às 14 horas e término às 18 horas. Os alunos interessados em participar deverão se inscrever previamente com o responsável pelo evento no CBV, professor Luiz Faustino de Souza, preenchendo a ficha de inscrição, disponível na Deiinf.

A MOBFOG também tem uma única fase e ocorre na própria escola. Ela será realizada no dia 17 de maio, com início às 16 horas, e consiste no lançamento de dois foguetes por equipe, sendo considerado para efeito de classificação o lançamento com maior alcance. Os estudantes poderão formar suas equipes com no máximo três integrantes, obedecendo às normas do regulamento.

Preparação – O site www.oba.org.br disponibiliza downloads de livros, simulados e provas anteriores como material de apoio aos que farão a prova da OBA e orientações sobre como construir um foguete aos que participarão da MOBFOG.

Jornalista
Foto: Marcos Sá