Mais de 200 alunos do Campus Boa Vista participam de olimpíadas e competições nacionais

por Virginia publicado 22/06/2017 20h13, última modificação 22/06/2017 20h13
O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está sendo representado em diversas olimpíadas nacionais por mais de 200 alunos do Campus Boa Vista (CBV), os quais participam dos eventos até o fim de 2017. Já é tradição a representação do IFRR obter destaque não só nas fases locais, no Estado de Roraima, mas também na regional (Região Norte) e nas nacionais, quando os alunos disputam com outros estudantes de todo o Brasil e não decepcionam professores, gestores e pais, que se orgulham com os resultados.

A expectativa de alunos, professores e gestores é que o IFRR conquiste mais medalhas nas etapas nacionais.

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Sessenta e sete alunos participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em 2016, foram 33 alunos inscritos, o que representa um aumento de 100% em relação ao ano anterior. “É muito gratificante o fato de os alunos se interessarem pela robótica para fins de desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e de aptidões como o raciocínio lógico e a tomada de decisões”, comemorou o professor Heitor Hermeson Rodrigues de Carvalho, responsável pela competição no CBV.

No dia 2 de junho, os alunos participaram da primeira fase da OBR, quando fizeram uma avaliação constituída de 20 questões, todas contextualizadas com a robótica, com conteúdos de Matemática, Física, Inglês, História e Raciocínio Lógico.

“Estamos aguardando a nota de corte nacional que indicará os aprovados para a fase 2, que será realizada no dia 26 de agosto. Depois da fase 2, teremos o representante da modalidade teórica, o qual fará um treinamento no período de 7 a 11 de novembro, em Curitiba (PR), representando o Estado de Roraima”, explicou Carvalho.

Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) – Na ONHB, três equipes do CBV foram classificadas para a fase final, que será realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Campinas (SP). Foram classificadas as equipes “Coqueiro que dá coco” (1.ª colocada no Estado de Roraima), “É aqui o curso de miçangas?” (1.ª equipe de escola pública da Região Norte) e “Plutão já foi planeta”. As equipes são orientadas pela professora Rafaella da Silva Pereira.

A equipe Coqueiro que dá coco foi classificada como a melhor do Estado de Roraima

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP) – Ao longo dos últimos anos, muitos alunos do IFRR vêm provando que são bons de matemática e figuram no quadro de medalhas da OBMEP, uma das olimpíadas mais disputadas por estudantes de escolas públicas do Brasil.

Neste ano, com o intuito de preparar melhor os alunos para a competição, o professor Reginaldo Beltrami desenvolve um projeto de extensão, aos sábados, pela manhã, no CBV, denominado Preparatório para as Olimpíadas de Matemática, que visa despertar o interesse dos estudantes pela matemática e fazer com que se familiarizem com o estilo de problemas das Olimpíadas de Matemática. “A preparação é focada na resolução de provas anteriores das olimpíadas e, a cada três ou quatro encontros, realiza-se um simulado para verificar o desempenho dos alunos. Geralmente, eles são premiados com caixas de chocolates, um prêmio simbólico, mas visa estimulá-los a alcançar bons resultados”, esclareceu Beltrami.

Um total de 850 alunos do CBV participou da primeira fase da OBMEP, no dia 6 de junho, e apenas os 43 com as melhores pontuações irão para a segunda fase.

Alunos do Campus Boa Vista se preparam para a OBMEP com aulas aos sábados.

Olimpíada Roraimense de Química – A segunda fase da Olimpíada Roraimense de Química será realizada no dia 29 de agosto, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Participam dessa competição 50 alunos do CBV, sendo 25 do 1.º e do 2.º ano e 25 do 3.º e do 4.º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. As inscrições nas Olimpíadas Norte-Nordeste e Brasileira de Química serão realizadas pelo Coordenador Estadual da Olimpíada e serão inscritos os 50 estudantes mais bem classificados da segunda fase. No CBV, a coordenadora é a professora Cristiane Pereira de Oliveira, diretora do Departamento de Graduação (DEG).

Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguestes (MBFOG) – Outras importantes competições que sempre têm muitos adeptos no IFRR é a OBA e a MBFOG, que neste ano têm 11 e 33 alunos inscritos, respectivamente. Na OBA, os melhores alunos serão convidados para a Jornada Espacial, um evento nacional, e na MOBFOG, a equipe com maior alcance no lançamento participará da Jornada de Foguetes. Segundo o professor Luiz Faustino de Souza, coordenador das competições no CBV, os estudantes com as três melhores notas na OBA têm grandes chances de ser convidados para a Jornada Espacial. São eles: William Costa e Silva (9,05); Guilherme Silva (8,15) e Gabriel Silva (7,70). Já na MBFOG, a equipe composta pelos alunos Rebeca Dias, William Oliveira e Kelly Karine Lima teve alcance de 146 metros no lançamento, o que lhe dá grandes chances de classificação.

O professor Luiz Faustino garante que os representantes do IFRR têm grandes chances de participarem das jornadas nacionais.

Olimpíada Brasileira de Geografia – Já estão abertas as inscrições para a 3.ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A novidade da edição 2017 é que a participação é por equipe e haverá uma fase presencial. Além disso, ocorrerá simultaneamente a 1ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. Outra novidade é que as equipes vencedoras poderão participar da iGeo 2018, em Quebec, no Canadá, e da IESO 2018, na Tailândia. As premiações representam um incentivo aos estudantes do IFRR. As informações da OBG estão disponíveis no endereço eletrônico http://obgeografia.org/

21/6/2017