MESTRADO EM EDUCAÇÃO – Egressa do Campus Boa Vista Centro é a primeira a defender dissertação de mestrado

por Virginia publicado 31/03/2016 17h50, última modificação 31/03/2016 17h50
A egressa do Curso Superior de Licenciatura em Educação Física do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) Marnilde Silva de Farias é a primeira aluna a defender a dissertação do Mestrado Acadêmico em Educação realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e o Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Marnilde concluiu o curso de Educação Física em 2013 e, mesmo antes de colar grau, já havia sido aprovada na seleção para o mestrado. Além de ser professora horista na Uerr, é concursada na Prefeitura Municipal de Caracaraí e professora do Curso de Licenciatura em Educação Física do Parfor/IFRR, do qual é egressa. Por ter estudado pelo Parfor, Marnilde sempre teve a preocupação, em relação ao público, com a filosofia, a estrutura e a adequação da metodologia utilizada pelo programa.

Sobre a experiência de ter concorrido à vaga ao curso de mestrado com profissionais experientes, a mais nova mestra diz que teve o incentivo de pessoas importantes. “Fui incentivada pelos professores Ismayl e Joseane Cortez, ambos aqui do IFRR, mas não tinha expectativa de ser aprovada, dada a experiência dos demais candidatos, mas acabei sendo aprovada”, ressaltou com satisfação.

A pesquisa foi desenvolvida na própria Uerr e no IFRR, da qual participaram 139 alunos-professores em formação do Parfor. O estudo, intitulado A Formação de Professores pelo Parfor em Roraima e sua Interface com a Educação do Campo, propõe, sobretudo, readequações ao programa. “Desde o início, decidi pesquisar sobre o Parfor e, no decorrer do curso, fui aperfeiçoando meu tema da pesquisa. Justamente por ter experiência como professora do programa, sei que os alunos-professores que o procuram são, geralmente, professores indígenas e professores do interior, em relação aos quais não há uma preocupação sobre a prática docente. Os currículos do Parfor não são elaborados especificamente para o programa, mas adaptados. Percebe-se que é um currículo voltado apenas para a formação inicial. Nesse sentido, concluí que o programa é significativo para o Estado de Roraima, no entanto precisa haver uma política eficaz para o seu efetivo desenvolvimento, levando a reflexões e a posteriores mudanças”, esclareceu Marnilde, que propõe em seu estudo a elaboração de um currículo e metodologia próprios para o programa.

Fizeram parte da banca avaliadora, além da orientadora, a professora doutora Maristela Bortolon de Matos (IFRR), o professor doutor Sérgio Luiz Lopes (UFRR), o qual também é professor do curso de mestrado, e a professora doutora Rosângela Duarte (UFRR).

De acordo com a professora doutora Maristela Bortolon, a pesquisa é de grande relevância para as instituições que desenvolvem o Parfor. “É importante porque, além de falar sobre o programa, uma vez que existem poucas pesquisas sobre o tema, aborda uma realidade local, pois a pesquisa foi realizada aqui no IFRR e na Uerr. Portanto, os resultados são salutares para o melhoramento do programa no âmbito institucional”, destacou a orientadora.

Ainda segundo a orientadora, que também foi professora do curso de mestrado e atuou inclusive como coordenadora adjunta no IFRR, a previsão é que as demais defesas ocorram nos meses de abril e maio.

O IFRR/Campus Boa Vista Centro sente-se honrado pela aprovação da egressa Marnilde e deseja-lhe sucesso na jornada profissional.

Fotos: Marcos Sá

CCS/CBVC