Mostra científica apresenta trabalhos dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática

por Virginia publicado 13/12/2018 14h38, última modificação 13/12/2018 14h38

Quarenta e um trabalhos foram apresentados no evento.

Encerrou-se, nesta quarta-feira, 12, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), a 2.ª Mostra Científica de Projetos Inovadores de Ensino do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRR (II Mopem). Neste ano, o evento teve como tema “Diálogos entre Tendências e a Prática no Ensino de Matemática”.

A Mopem tem como público-alvo professores de Matemática das escolas estaduais e municipais e das instituições de ensino superior (IES) de Roraima, além de acadêmicos de diversas instituições públicas e privadas.

Durante a mostra, a comunidade acadêmica assistiu à apresentação de 20 trabalhos sobre práticas pedagógicas inovadoras, 17 socializações de experiências em estágios supervisionados, 2 relatos com resultados de pesquisas e 2 trabalhos de conclusão de curso.

Objetivo – O principal objetivo do evento é fazer com que docentes e acadêmicos de IES, em particular da Licenciatura em Matemática, sintam-se estimulados a refletir acerca das mudanças do processo de ensino de conceitos matemáticos, reconhecer seu papel social e enfrentar seus desafios, entre os quais o de romper com estruturas arraigadas e modelos de ensino tradicional. “Entendemos que práticas inovadoras de ensino de matemática, assim como metodologias alternativas que ganham força científica, são uma quebra de paradigma, desprendendo de uma prática pedagógica fortemente empírica. Portanto, pretendeu-se debater e apresentar práticas pedagógicas comprometidas com uma matemática mais humanista, motivadora e significativa”, disse a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra.

13/12/18