Oficinas capacitam estudantes para elaboração de projetos de pesquisa

por Virginia publicado 07/02/2017 15h01, última modificação 07/02/2017 15h01
Seguem até amanhã, dia 8, as inscrições para as oficinas de Elaboração de Projetos de Pesquisa para estudantes de todos os cursos do Campus Boa Vista (CBV). Os interessados devem dirigir-se à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Dipesp), das 8h às 18h, e preencher a ficha de inscrição, fazendo a opção por uma das turmas disponíveis.

Serão ofertadas 60 vagas, e o preenchimento ocorrerá de acordo com a ordem de inscrição. Os inscritos serão distribuídos em duas turmas, 1 e 2. Ao final, os participantes receberão a certificação. A oficina ocorrerá no período de 8 a 10 de fevereiro, no laboratório de pesquisa do CBV. A turma 1 funcionará das 16h às 18h30; e a turma 2, das 19h às 21h30.

A metodologia da oficina terá como base o modelo utilizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibict/IFRR), o que, segundo a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do CBV, professora Adeline Farias, faz parte da proposta de acompanhamento dos projetos de pesquisa com o intuito de elevar a qualidade dos projetos a serem submetidos ao edital do Pibict/2017. “Na oficina, serão trabalhadas as várias fases de elaboração do projeto: delimitação do tema, classificação da pesquisa, estabelecimento de coerência entre os objetivos e a metodologia”, explicou Adeline.

A ação conta com a colaboração dos professores de Metodologia do CBV: Jocelaine Oliveira, Raimunda Rodrigues, Leovergildo Farias e Renata Orcioli.

Os participantes receberão ainda uma apostila com o conteúdo programático para facilitar a dinâmica da oficina, que será realizada de forma teórica e com atividades práticas que os alunos deverão realizar como pré-requisito para a conclusão da oficina.

Ainda de acordo com Adeline, os inscritos devem firmar o compromisso de submeter os projetos ao edital Pibict, cujas inscrições serão realizadas no período de 13 a 17 de fevereiro.

7/2/2017