Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) começa neste fim de semana

por Virginia publicado 23/08/2018 14h08, última modificação 23/08/2018 14h08

No período de 24 a 26 de agosto, ocorrerá a modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Boa Vista. O evento será realizado no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), das 8h às 12h, e no Pátio Roraima Shopping, das 16h às 20h.

Desde 2011, a OBR é realizada em Roraima, mas apenas a modalidade teórica. Esta é a segunda vez que ocorre a modalidade prática, para a qual estão inscritas 20 equipes de nível 2 (ensino médio), sendo 14 do IFRR, e 9 de nível 1 (ensino fundamental). São, portanto, 29 equipes inscritas, totalizando 102 alunos de nível fundamental e médio das escolas Campus Boa Vista/IFRR, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Centro de Ciências, Tecnologia e Inovação (CCTI) e Masterbots.

Em cada dia da OBR, as equipes cumprirão uma tarefa de nível fácil, médio e difícil. Cada uma terá cinco minutos para isso. O robô criado pelas equipes deve ser totalmente autônomo, ou seja, programado para desempenhar tarefas como seguir uma linha, desviar-se de um obstáculo, ultrapassar os redutores e resgatar as vítimas.

Modalidade teórica – Na sexta-feira, dia 24, pela manhã, ocorrerá a fase 2 da modalidade teórica da OBR. De 56 alunos inscritos nessa modalidade, apenas dois foram classificados para essa fase, e ambos são do 3.º ano do curso Técnico em Informática. Eles farão uma prova com questões que envolvem conhecimentos de matemática, raciocínio lógico, química, história e inglês contextualizados com a robótica.

OBR – A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é sem fins lucrativos. Ela abrange estudantes do ensino fundamental ao médio técnico de qualquer instituição de ensino público ou privado. Propõe o desenvolvimento de habilidades tecnológicas no contexto da revolução industrial chamada 4.0. Por meio do evento, a cada ano, vários jovens se aproximam mais e mais da robótica.

Neste ano, a OBR completa 11 anos, e os vencedores da etapa estadual de nível 1 e 2 terão a oportunidade de competir em nível nacional, no período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB). Caso ganhem na OBR Nacional, terão direito de participar, custeados pela OBR, de evento internacional que ocorrerá na Austrália.

22/8/2018