Palestra sobre doação de sangue e de medula óssea ocorre nesta terça-feira, dia 8

por Virginia publicado 08/05/2018 12h40, última modificação 15/05/2018 12h26
A palestra faz parte da programação alusiva ao aniversário de 25 anos do IFRR e de 10 anos dos institutos federais, cuja programação será lançada oficialmente no dia 4 de junho

Nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), será ministrada a palestra “A Importância da doação de sangue e de medula óssea”,  realizada por meio da parceria com o Hemocentro de Roraima (Hemoraima).

A atividade tem como foco sensibilizar a comunidade acadêmica sobrre a importância de se tornar um doador regular de sangue, dada a necessidade de o Hemoraima manter o estoque abastecido, além de ser uma causa nobre, de elevado interesse público, que reflete a consciência cidadã e o respeito ao próximo. Já para o IFRR, como instituição de educação, representa o cumprimento de sua responsabilidade social.

Outra finalidade é promover a doação de medula óssea, uma vez que os hemocentros de todo o Brasil já realizam o cadastro no Registro Nacional de Doares Voluntários de Medula Óssea (Redome).

A palestra visa também esclarecer sobre quem pode doar sangue e medula óssea, como os interessados devem proceder, quais os impedimentos temporários e quais os impedimentos definitivos.

Campanhas – Essa palestra faz parte de uma campanha de utilidade pública realizada pelo Instituto Federal de Roraima por meio de todas as suas unidades. A atividade integra a programação do aniversário de 25 anos do IFRR como instituição de ensino técnico em Roraima, desde sua criação como Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Cefet, até a atual estrutura, e também de 10 anos de sua transformação em instituto federal, duas importantes datas que marcam a história da educação profissional e tecnológica no estado.

Outras campanhas serão realizadas, tais como a de sensibilização por um Voto Ético, a de cuidados com o ambiente escolar (Campus Educado – Campus Bem Cuidado), e a relacionada aos cuidados com o meio ambiente: Preserva IF. Todas essas campanhas serão lançadas oficialmente durante a solenidade de abertura do aniversário do IFRR, que ocorrerá no dia 4 de junho.

Hemoraima De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o Hemoraima é responsável pelo fornecimento de sangue para todas as unidades de saúde do estado, suprindo a demanda de 64,4% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hemoraima é responsável também pela captação de doadores, bem como por coletar, armazenar, processar, distribuir e transfundir sangue e seus derivados, segundo padrões técnico-científicos, estabelecidos pela legislação vigente.

Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar da palestra e a entrar na luta por uma causa tão importante.

8/5/2018