Parfor - Realizada aula inaugural do Curso Superior em Educação Física

por Virginia publicado 01/03/2016 18h59, última modificação 01/03/2016 18h59
Na noite da última sexta-feira (26), no auditório do Campus Boa Vista Centro, foi realizada a aula inaugural do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Física, executado pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Nesta nova turma serão qualificados mais 28 novos professores da região sul do estado.

Participaram da solenidade a assessora de Relações Internacionais do IFRR, professora Sandra Mara Dias de Paula Botelho; o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, Milton José Piovesan; a coordenadora-geral do Parfor no IFRR, Roselis Bastos da Silva e a diretora do Centro Estadual dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr), Eliane da Silva Melo.

O Instituto Federal de Roraima tem expandido sua atuação tanto na capital quanto no interior e atualmente são cinco Campi em funcionamento com mais de 5 mil alunos. Com a missão de promover a formação integral, articulando ensino, pesquisa e extensão, em consonância com os arranjos produtivos locais, sociais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, o IFRR têm-se firmado no cenário local/regional sendo ainda referência na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Ao realizar esta aula inaugural de mais uma turma Parfor, o IFRR por meio do Campus Boa Vista Centro vem suprir mais uma carência de formação profissional na região sul.

Diante dessa expansão há a necessidade de ampliar as parcerias para que as ações de formação tenham êxito, uma delas é com o Centro Estadual dos Professores de Roraima (Ceforr) o qual, segundo a diretora Eliane da Silva Melo, tem um papel primordial de cadastrar e certificar os alunos dando total apoio ao IFRR para que a formação aconteça.

De acordo com a coordenadora-geral do Parfor no IFRR, Roselis Bastos da Silva, os momentos das aulas inaugurais são significativos para que os novos alunos possam conhecer um pouco da instituição. “Aqui vocês terão uma noção do universo de nossa instituição, no entanto aproveitem essa qualificação, a qual irá impactar não só na vida de vocês, mas na vida dos alunos de vocês. Sintam-se acolhidos e à vontade para conviver em nossa instituição e para aprender um pouco mais, pois a educação e o conhecimento são as armas mais poderosas capazes de mudar as condições adversas”, disse a coordenadora.

A assessora de Relações Internacionais, Sandra Mara Dias de Paula Botelho, representou o reitor durante a solenidade e fez uma breve explanação acerca da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede EPT) nos últimos anos, bem como sobre o crescimento do IFRR e de seus campi e aproveitou a oportunidade para saudar os novos alunos, neste caso, professores em formação. “É sempre uma satisfação para o IFRR receber novos alunos e ajudá-los na busca por novos conhecimentos. Muitos serão os desafios, mas é preciso ter determinação para se alcançar os objetivos. Então aproveitem essa rica oportunidade”, frisou.

Assim também fez o diretor-geral do Campus Boa Vista Centro, Milton José Piovesan que ressaltou a satisfação do IFRR em fazer parte da vida profissional dos novos alunos e enalteceu o trabalho realizado pelos professores do Parfor. “Precisamos ressaltar o importante e árduo trabalho destes professores que percorrem os municípios do interior ministrando as aulas, muitas vezes sem recursos e outras até como voluntários, pois sem eles não seria possível desenvolver o programa”, relatou o diretor.

A aula inaugural contou, ainda, com a palestra do professor Orlando Marinho Cerqueira Júnior que abordou o tema Motivação e Sucesso Profissional como forma de incentivar os alunos a persistirem em seus percursos formativos.

CCS/Reitoria

01/03/2016