Pesquisa de aluno do Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas é aceito em evento internacional.

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 13/10/2015 20h25, última modificação 13/10/2015 20h34
Na quarta-feira (07 / 10 / 2015), os professores Cristofe Rocha e Renner da Silva Sadeck, receberam a confirmação do aceite do artigo “Um modelo para monitoramento de veículos em região de fronteira baseado em ciência da situação e computação ubíqua” no evento internacional do Programa de ciência e tecnologia SciTecIN/EPCGI 2015 da Universidade de Coimbra em Portugal.
         Na quarta-feira (07 / 10 / 2015),  os professores Cristofe Rocha e Renner da Silva Sadeck, receberam a confirmação do aceite do artigo “Um modelo para monitoramento de veículos em região de fronteira baseado em ciência da situação e computação ubíqua” no evento internacional do Programa de ciência e tecnologia - SciTecIN/EPCGI 2015 da Universidade de Coimbra em Portugal.
tads01
            A pesquisa aprovada utilizou como base redes neurais, computação ubíqua e a ciência da situação e teve como foco principal, o desenvolvimento de uma tecnologia para identificação do modus operandi de contrabandistas para o fortalecimento da fronteira do estado de Roraima. Segundo o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/IFRR) Renner Sadeck “O trabalho foi iniciado após a aprovação no Programa de Iniciação Científica do Instituto Federal de Roraima e vem sendo desenvolvido pelo aluno Lucas Carvalho com total apoio da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação e Inovação, a quem quero agradecer na pessoa do Professor Genival Almeida pelo apoio e incentivo”. O professor deixa a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS/IFRR) para cuidar de sua vida pessoal, “passo agora para outro colega seguir com os trabalhos, pedindo que seja mantida a mesma motivação, pois cerca de aproximadamente 50% dos alunos do curso fazem parte de programas de pesquisa e extensão”, disse.
tads04
          O estudo foi aprovado também na mostra tecnológica do Universo IF, evento realizado no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI 2015 e neste momento aguarda o convite do Magnífico Reitor para apresentar ao Delegado da Receita Federal Omar Rubi, uma vez que foi apresentado a Pro-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, onde teve excelente avaliação.
            Segundo o Coordenador de Inovação Tecnológica e orientador da pesquisa, Professor Cristofe Rocha, “Temos que garantir o direito a criatividade e as forças inovadoras dos pesquisadores para que projetos desta magnitude possam fazer parte do nosso dia-a-dia”.
tads03
Abaixo a descrição enviado pelo sistema da Universidade de Coimbra.
Topic(s): Ubiquitous and Mobile Computing
Keywords: Computação ubíqua, ciência de situação, ciência de contexto, sensibilidade ao contexto, monitoramento de fronteira
Abstract: O monitoramento de veículos em região de fronteira pode contribuir com a diminuição do índice de contra-bando nas barreiras de fiscalização. Considera-se que o emprego da computação ubíqua para identificação de veículos com potencial envolvimento com atividades de contrabando pode reduzir o prejuízo do estado brasileiro adquirido através do contrabando de produtos. A principal contribuição científica deste estudo é a possibilidade de reconhecer informações de contexto dos veículos que atravessam a fronteira e combiná-las a fim de classificar o grau de envolvimento do veículo com atividade de contrabando, representando um auxílio na fiscalização nas regiões de fronteira. O método utilizado para a combinação de informações de contexto é baseado na percepção da situação. Para avaliar o modelo UbVision foram empregados dois cenários os quais demonstram resultados positivos.
Comments: Considero que este paper documenta trabalho de investigação aplicada muito promissor e adequado ao contexto deste congresso.