PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES – 89 alunos estrangeiros serão certificados na noite desta segunda-feira, dia 6

por Virginia publicado 06/11/2017 23h05, última modificação 07/11/2017 18h34
Setenta e seis concluíram o Curso Básico de Língua Portuguesa para Estrangeiros e 13 o curso de Português Básico para Imigrantes Hispânicos, desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pbaex)

Os cursos foram realizados nos meses de junho a outubro e contaram com a atuação de acadêmicos e de vários professores voluntários

Na noite desta segunda-feira, às 19 horas, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal (CBV-IFRR), será realizada a solenidade de certificação de 89 alunos estrangeiros, sendo 76 do Curso Básico de Língua Portuguesa para Estrangeiros e 13 do curso de Português Básico para Imigrantes Hispânicos, desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pbaex).

Os cursos foram realizados nos meses de junho a outubro, com a atuação de acadêmicos e de vários professores voluntários.

Durante a solenidade de certificação, que contará com apresentações culturais, palestra, entrega dos certificados, além de jantar de confraternização com a participação dos alunos estrangeiros,professores, gestores e convidados, haverá o lançamento do vídeo institucional “É preciso acolher”, produzido pela Coordenação de Comunicação Social do CBV.

Para a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, o IFRR vem, por meio de ações inclusivas, promovendo condições igualitárias de oportunidades educacionais e profissionais. “Em meio à necessidade que os imigrantes têm vivenciado no que diz respeito à comunicação nas terras brasileiras, o Campus Boa Vista, mais uma vez, não mediu esforços em abrir sete turmas com foco em português para estrangeiros. Essa ação objetivou a promoção do acolhimento na política da inclusão, pois, devido à dificuldade que os imigrantes têm em se comunicar em língua portuguesa, entram em uma concorrência desleal, pois, segundo eles mesmos, não recebem igual tratamento na hora de conseguir emprego, mesmo com um currículo de qualidade. Por isso, o Campus Boa Vista primou pelo princípio da equidade entre os diferentes indivíduos que atualmente vivem no Brasil. Nossa intenção é que todos tenham direito a participar da vida cotidiana em distintas circunstâncias, superando qualquer tipo de preconceito, aprendendo de forma sistematizada a se comunicar melhor e, por conseguinte, alcançar mais oportunidades de inserção social, inclusive, no mundo de trabalho, que é um dos grandes desafios desse público novo de residentes em Roraima”, explicou Marilda.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, também destaca a satisfação de todos os que fazem parte da instituição neste momento. “Hoje, ao finalizar o curso de Português Básico para Estrangeiros, estamos muito agradecidos, como instituição de ensino, por esse projeto que se iniciou a partir do olhar humano do professor Welinton e da professora Marlucia de Maria e que pôde proporcionar aos nossos irmãos imigrantes os primeiros passos no conhecimento da língua portuguesa. Somaram-se esses dois docentes os professores do CBV José Gomes, Maria Betânia, Raimunda docentes e tantos outros, além dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica, em particular o Saulo, por meio do Pbaex, e professores de outras instituições que, voluntariamente, fizeram essa ação acontecer. Ação essa que gerou outras ações de acolhida aos imigrantes, a exemplo do preparatório para o Exame Nacional Encceja, como possibilidade de inclusão e apoio ao empoderamento desses imigrantes para que sua retomada cidadã seja digna e igualitária. Para o IFRR, essa ação é, sem dúvida, a concretização do compromisso social e educativo posto em nossa missão. Sentimo-nos agradecidos pela confiança e pela crença desses imigrantes em nossa instituição”, completou a diretora.

Servidores, alunos e a comunidade em geral estão convidados a prestigiar esse importante momento que celebra o respeito às diferenças, a aceitação, a solidariedade, o acolhimento, a promoção social e, acima de tudo, a união entre os povos.

Jornalista
6/11/2017