Primeira edição do Ciclo de Palestras Acadêmicas de 2018 conta com a participação expressiva de alunos e servidores

por Virginia publicado 18/05/2018 17h40, última modificação 18/05/2018 18h21
A primeira edição do Ciclo de Palestras Acadêmicas, organizado pela Dipesp, teve como palestrantes o ex-reitor do IFRR Edvaldo Pereira da Silva e o coordenador de TI do CBV, Anderson Correa

Alunos e servidores participaram de forma expressiva da primeira edição do Ciclo de Palestras Acadêmicas de 2018, organizado pela Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, (Dipesp), realizada nesta quarta-feira, dia 16, no auditório do Campus Boa Vista (CBV).

Nessa primeira edição, os palestrantes convidados foram o coordenador de Tecnologia da Informação do CBV, Anderson Correa, e o ex-reitor do IFRR Edvaldo Pereira da Silva.

Na primeira palestra, ministrada pelo coordenador de TI, foi apresentado o “Primeiro Certificado de Registro de Programa de Computador recebido pelo IFRR para o Sistema de Certame – Propriedade intelectual”. De acordo com Correa, de 2011 a 2017 já foram realizados por esse sistema 54 certames, uma média de oito por ano. “Todos os campi já utilizam o sistema de certame, com exceção do Campus Avançado Bonfim. Por ele já realizamos seletivos e concursos para professor, para cargos da área técnico-administrativa, vestibulares, entre outros”, disse o palestrante.

Ele falou ainda acerca do fluxo que deve ser seguido para solicitar registros de programas de computadores no IFRR, pois já há uma normativa interna para esse tipo de procedimento como forma de orientar os acadêmicos que, porventura, já tenham esse interesse.

O segundo palestrante da noite, professor Edvaldo Pereira da Silva, explanou sua tese de doutorado em Ciências Sociais, concluído pela Unisinos. Trata-se de estudo sobre os “Limites e possibilidades de contribuição aos processos de integração regional, desenvolvimento local e combate às desigualdades: o caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima”. Nesse estudo, Silva faz uma abordagem sobre o instituto federal como expressão da política pública para a educação profissional e tecnológica na Região Norte.

Durante a palestra, ele descreveu as etapas do processo de elaboração da tese, dando ênfase aos processos metodológicos, já que um dos objetivos do evento é debater sobre as metodologias utilizadas em pesquisas acadêmicas e científicas.

Para a coordenadora de Pesquisa, professora Saula Leite Oliveira, o evento tem, sobretudo, o objetivo de desmitificar a ideia de que fazer pesquisa é algo complicado. “Como uma das organizadoras do evento e professora da disciplina de TCC 1 no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, posso afirmar que os ciclos têm como premissa desmitificar o processo de execução da pesquisa e apresentar alternativas e possibilidades para realizá-la. Logo, os palestrantes são orientados a direcionar as suas falas no desenvolvimento metodológico de suas pesquisas, procurando  aproximá-las do cotidiano acadêmico dos nossos discentes, motivando-os a  enveredar-se pela área da pesquisa de iniciação científica e também a publicar artigos científicos”, disse a coordenadora.

18/5/2018