Professor do IFRR apresenta trabalho no XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

por Virginia publicado 23/07/2015 20h30, última modificação 24/07/2015 12h19
Na manhã de quarta-feira (22), na cidade do Recife (PE), o professor Cristofe Rocha, do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Boa Vista Centro/IFRR, apresentou o trabalho “Um modelo para monitoramento de sinais vitais do coração baseado em ciência da situação e computação ubíqua”, no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que se encerra nesta quinta-feira (23).

Na manhã de quarta-feira (22), em Recife (PE), o professor Cristofe Rocha, do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Câmpus Boa Vista Centro/IFRR, apresentou o trabalho “Um modelo para monitoramento de sinais vitais do coração baseado em ciência da situação e computação ubíqua”, no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que se encerra nesta quinta-feira (23).

O trabalho consiste em um modelo computacional capaz de processar sinais vitais relacionados ao coração a fim de diagnosticar possíveis situações de risco para pacientes com insuficiência cardíaca. De acordo com o professor e pesquisador, o estudo, aprovado para ser apresentado no evento, é de alta relevância científica, uma vez que é direcionado à comunidade científica que tem como foco principal a computação ubíqua aplicada à área da saúde.

Participaram da apresentação do trabalho os professores Dr. Cristiano André da Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Dr. André Aquino, da Universidade Federal de Alagoas, e Adenauer Yamin, ambos responsáveis pela organização do evento. “Essa é uma excelente oportunidade para aumentar a rede de relacionamento e integrar as pesquisas científicas do Instituto Federal de Roraima com as de outras universidades atuantes no cenário nacional”, disse Cristofe Rocha, o qual também é coordenador do Núcleo de Inovação Científica do Câmpus Boa Vista Centro e mestrando em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O congresso é considerado o maior evento de computação do Brasil e, nessa edição, aborda o tema A Internet de Tudo, Toda Observada, debatido por meio de minicursos, palestras e eventos satélite. O objetivo do congresso é abordar, de várias formas, o mundo on-line, pois hoje a tecnologia permite uma comunicação direcionada até mesmo para objetos capazes de interpretar e agir ao comando do homem.

Fonte: CCS/Reitoria

23/07/2015