PROMOÇÃO DO ESPORTE – Iniciada etapa de encerramento dos IV Jogos Intercampi do IFRR

por Virginia publicado 18/05/2018 22h50, última modificação 21/05/2018 18h00
Os jogos seguem até domingo, dia 20, com disputa das modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, judô, vôlei de areia e basquetebol

Muita animação das torcidas e empolgação dos alunos-atletas marcaram a solenidade de abertura da terceira e última etapa dos IV Jogos Intercampi do IFRR, ocorrida nesta sexta-feira, às 16 horas, no ginásio do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR).

O evento segue até domingo, dia 20, com disputa das modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, judô, vôlei de areia e basquetebol. Somente a modalidade de atletismo será disputada na Vila Olímpica Roberto Marinho; as demais disputas vão ocorrer no complexo poliesportivo do campus.

Durante a solenidade, que contou com o tradicional desfile das delegações,  o juramento dos atletas e discursos dos gestores dos campi e da Reitoria do IFRR, as apresentações de dança do acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física Marcos Vinícius e da Companhia de Dança Freedom, que integram projetos de extensão do CBV, marcaram o início da competição.

Mais uma vez o CBV tem a honra de sediar a etapa de encerramento, que é sempre marcada por congraçamento, integração e comemorações pelo sucesso do evento. Ao dar as boas-vindas aos campi visitantes, a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, enfatizou a importância do respeito entre os atletas. “Desejo que todos  aproveitem os jogos e que, sobretudo, tenhamos três dias de harmonia,  respeito, ética,  alegria e  confraternização, e que cada um mostre o seu valor a partir desses princípios, pois o esporte é sinônimo de saúde e de integração. Tenho certeza de que os atletas do Campus Boa Vista estão aqui de braços abertos para receber nossos visitantes e ajudá-los a fazer desta etapa um lindo espetáculo”, disse.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, também frisou que a etapa representa a conclusão de todo o trabalho de organização dos Jogos Intercampi. “Esta etapa, que encerra um período de muito trabalho da equipe organizadora, tem o objetivo de selecionar os melhores para representar o IFRR na etapa regional, que será realizada no mês de agosto, em Manaus. E, nesse sentido, digo aos competidores que não só os diretores dos campi mas também a Reitoria estão envidando esforços para que possamos garantir a participação do maior número de atletas possível na fase regional. O esporte é integração; é fruto de todo um trabalho de técnicos e alunos. Então, que os jogos sejam éticos e respeitosos, pois todos nós somos Instituto Federal, independentemente do campus que representamos”, disse.

Até a realização desta etapa, foram dias de competições, muito esforço e dedicação dos alunos-atletas, que se prepararam durante vários meses para os jogos, e a intenção é conquistar a vitória para garantir a classificação para a etapa regional. É o que relata a competidora Milena Castro, do 3.º ano do curso Técnico em Secretariado do CBV, que participa dos jogos pela primeira vez. “Eu sempre tive o sonho de competir representando o meu campus, mas sempre minha dedicação aos estudos e outros afazeres me impediam de treinar e me preparar. Mas neste ano, como é meu último ano na instituição, decidi que era o momento de competir. Então, seria genial pra mim vencer e poder viajar pra competir na etapa regional”, disse. Ela competirá na modalidade de atletismo, disputando as provas de lançamento de disco e de dardo. Ela destaca a importância dos investimentos na área do esporte. “Todo e qualquer investimento no esporte é superimportante até para a motivação dos alunos, para que possam, inclusive, se dedicar mais aos treinamentos. Temos uma carga horária muito intensa e cansativa na escola e, por vezes, nos sentimos desmotivados a treinar. Então, caso houvesse mais investimentos, teríamos resultados ainda mais expressivos”, afirmou.

Etapas anteriores – A primeira etapa dos jogos foi realizada no Campus Novo Paraíso (CNP), nos dias 6 e 7 de abril, quando foram disputadas as modalidades de xadrez e futsal. A segunda etapa ocorreu no Campus Amajari (CAM), no período de 27 a 29 do mesmo mês, com as modalidades de handebol e vôlei de quadra.

Os alunos de todas as unidades do IFRR estão convidados a prestigiar a última etapa dos jogos e torcer pelo seu campus,  incentivar os colegas e vibrar com a conquista das medalhas.

Fotos: Marcos Sá
18/5/2018