REGIÃO NORTE - Dupla do tênis de mesa feminino do IFRR garante bicampeonato nos JIFs

por Virginia publicado 30/08/2016 12h30, última modificação 30/08/2016 15h55
Pelo segundo ano consecutivo, a dupla de tênis de mesa do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Kamilla Sabino e Vanessa Dias consagrou-se campeã, neste domingo, dia 28, da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Os jogos se realizam em Manaus até o próximo dia 31 de agosto e têm a participação de 700 alunos-atletas dos institutos da Região Norte.
REGIÃO NORTE - Dupla do tênis de mesa feminino do IFRR garante bicampeonato nos JIFs

A dupla de tênis de mesa do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Kamilla Sabino e Vanessa Dias, consagrou-se campeã.

Pelo segundo ano consecutivo, a dupla de tênis de mesa do Instituto Federal de Roraima (IFRR) Kamilla Sabino e Vanessa Dias consagrou-se campeã, neste domingo, dia 28, da etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). Os jogos se realizam em Manaus até o próximo dia 31 de agosto e têm a participação de 700 alunos-atletas dos institutos da Região Norte.

Com o resultado, as atletas garantem vaga na etapa nacional, que será realizada de 4 a 9 de outubro, em Brasília (DF). A 2ª colocação por dupla ficou com atletas do IF de Rondônia, e a 3ª com atletas do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Por pouco, não deu dobradinha roraimense. No masculino, Asafe Lellis e Breno Miranda, do IFRR, perderam o ouro para o Instituto Federal do Amapá (Ifap). O Instituto Federal do Pará (IFPA) ficou em 3.º lugar.

No individual masculino, os três primeiros colocados foram: Felipe Monteiro (Ifap), Asafe Lellis (IFRR) e Breno Miranda (IFRR). No feminino, Vanessa Dias garantiu o campeonato e Kamilla Sabino ficou com o 4.º lugar. A atleta de Roraima Sara acabou perdendo nas quartas de final para Vanessa.

Na avaliação do técnico Marcelo Calixto Mineiro, as rodadas estavam muito acirradas, com alto nível dos alunos.

Neste ano, na avaliação do técnico Marcelo Calixto Mineiro, as rodadas estavam muito acirradas, com alto nível dos atletas. No primeiro dia, sábado, 27, por exemplo, nas disputas por equipe, Kamilla e Vanessa levaram a prata, depois de perder para o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), de quem ganharam neste domingo.

Com essa medalha, Kamilla Sabino, aluna do Campus Boa Vista Centro, se torna tetracampeã em dupla regional. Ela iniciou em 2013 sua participação nos JIFs pelo Campus Novo Paraíso e, assim como o técnico dela, afirma que este ano está mais competitivo, com mais atletas participando, tanto no feminino quanto no masculino.

Nossas medalhistas, as alunas-atletas Kamilla Sabino e Vanessa Dias.

Em seu último ano de competição nos JIFs, a aluna comenta que o nível dos atletas do sexo feminino  também melhorou muito. “Todos os IFs trouxeram atletas com ótimo índice de jogo em relação aos anos anteriores de que participei. Este ano está muito diferente dos outros, pois, além de ser meu último, tive de realmente me esforçar ao máximo para conseguir vencer, devido ao nível  das adversárias. Posso dizer que este ouro foi mais suado do que todos os outros que já ganhei”, destacou Kamilla.

Quem também está se despedindo dos jogos dos IFs é Asafe Lellis, que, assim como Kamilla, iniciou em 2013. Ele diz que, para este último ano, treinou bastante para chegar ao resultado alcançado. “Estou feliz com minha colocação, pois, devido aos treinos pesados e ao trabalho que foi feito pela federação, entre os 27 inscritos no individual consegui chegar em segundo lugar”, afirmou o aluno, elogiando que, nesta edição, o diferencial, “sem dúvida, foi o local da competição, piso antiderrapante, mesas em ótima qualidade e um espaço bem adequado e propício para as competições de tênis de mesa”.

Para quem participa pela primeira vez do torneio, Breno Miranda, do Campus Novo Paraíso, fez bonito. Nem mesmo o nervosismo de iniciante o impediu de ficar entre os primeiros colocados. “Eu fiquei muito feliz, treinei bastante, e, graças a Deus, deu tudo certo”, frisou.

Esportes individuais fecham competições com mais medalhas para Roraima

As competições dos esportes individuais na etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) terminou neste domingo, dia 28, e o saldo foi muito positivo para Roraima. Mais medalhas foram garantidas por jovens e adolescentes do IFRR.

Equipe de xadrez feminino medalista de bronze.

Neste domingo, a equipe do xadrez feminino, formada por Bárbara Sampaio, Déborah Fiorotti, Ana Raab Nogueira, Lílian Geovana Saraiva e Morgana Botelho, finalizou com o bronze. As equipes do Amazonas e de Rondônia ficaram em 1.º e 2.º lugares, respectivamente.

Mais medalhas no atletismo - salto à distãncia - Marcus Vinícius.com

O atletismo garantiu mais duas pratas: arremesso de peso, com Rodrigo Oliveira, e salto a distância, com Marcus Vinicius.  Na classificação geral, o IFRR ficou em 3.º lugar, com 116 pontos, atrás do Ifro, 2.º colocado com 360 pontos, e do Ifam, que alcançou 480 pontos.

Lílian Geovana Saraiva ganhou dois ouros e uma prata.

No segundo dia de JIFs, a natação também voltou ao pódio. Lílian Geovana Saraiva ganhou dois ouros e uma prata, além estabelecer novo recorde na prova de 100 metros livre (ouro nos 100 e nos 200 metros, e prata nos 50 metros). Henrique Xaud levou prata (costas); e Manoel Nascimento, dois ouros e uma prata (ouro nos 100 metros livre e nos 200 metros livre, e prata nos 200 metros medley). No geral por equipe, o IFRR ficou em 2.º lugar no feminino e no masculino, garantindo nove medalhas.

Veja o resultado dos esportes coletivos nos segundo dia de competição

Os esportes coletivos do Instituto Federal de Roraima também jogaram neste domingo, dia 28: futsal feminino, basquete feminino, vôlei de praia feminino, vôlei masculino e handebol masculino.

No primeiro horário, as meninas do basquete entraram em quadra na segunda disputa, desta vez contra Rondônia, e, com facilidade, finalizaram com placar de 40 a 5. Nesta segunda, dia 29, a equipe volta à quadra e, se ganhar, garante antecipadamente o ouro.

A dupla Ana Karol e Rayane Alberti, com o professor Marcello Soares.

A praia da Ponta Negra está sendo palco das disputas de vôlei de praia. Na parte da manhã, a dupla Ana Karol e Rayane Alberti venceu as anfitriãs (Ifam) por 2 x 0 ( 21 x 11 e 21 x 8) e, nesta segunda, dia 29, entra em quadra para definir quem será a primeira equipe da chave. Mas, segundo o técnico Marcelo, elas já estão na semifinal, que ocorre na terça-feira.

O voleibol e o handebol masculinos não conseguiram vencer. Os meninos do voleibol perderam por 2 x 0 para o Pará, com parciais de 25 x 23 e 25 x 18. Enfrentando os anfitriões, o handebol suou  a camisa, mas o resultado final foi o IFRR: 14 x 34.

 

Rebeca Lopes
CCS/Campus Amajari
28/8/16