Segunda Semana Acadêmica de Biologia promove discussão sobre meio ambiente, educação e sustentabilidade

por Virginia publicado 29/09/2016 15h00, última modificação 29/09/2016 21h25
Na noite desta quarta-feira, dia 29, no auditório do Campus Boa Vista Centro (IFRR-CBVC), teve início a II Semana Acadêmica de Biologia. A segunda edição do evento visa proporcionar a discussão acerca das contribuições da educação para a promoção da sustentabilidade e consequente preservação do meio ambiente

Na noite desta quarta-feira, dia 29, no auditório do Campus Boa Vista Centro (IFRR-CBVC), teve início a II Semana Acadêmica de Biologia. A segunda edição do evento visa oportunizar a discussão acerca das contribuições da educação para a promoção da sustentabilidade e consequente preservação do meio ambiente.

Sustentabilidade - Atualmente é um grande e inadiável desafio refletir sobre os processos globais no que tange ao equilíbrio climático, preservação da biodiversidade e uma educação sustentável, para proteção do planeta. Nessa perspectiva, o IFRR, por meio do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, contribui para a sensibilização da comunidade acerca da temática: meio ambiente, educação e sustentabilidade.

A coordenadora do Núcleo de Programa e Projetos de Ensino, professora Raimunda Maria Rodrigues Santos, esteve na solenidade de abertura representando a Reitoria e enfatizou a importância das práticas pedagógicas voltadas à promoção da sustentabilidade. “A Semana Acadêmica da Biologia apresenta-se como um evento significativo no sentido de promover a consciência ambiental de alunos e cidadãos preocupados com os problemas ambientais. Espera-se que os resultados sejam alcançados e novos e produtivos conhecimentos sejam compartilhados”, disse.

A diretora-geral do CBVC, professora Joseane de Souza Cortez, falou sobre o protagonismo dos acadêmicos, pois a organização do evento partiu dos próprios alunos empenhados com as questões ambientais. “Percebemos, com a mobilização dos alunos, o compromisso que eles demonstram, desde a academia, com o meio ambiente e de que forma podem contribuir para a preservação dos recursos naturais”, frisou.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira, que também é conselheiro do Conselho Regional de Biologia da 6.ª Região (CRBIO-6). Ele apresentou a estrutura do Conselho, os objetivos do órgão, a estrutura e as atribuições do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais e  prestou esclarecimentos sobre o exercício legal da profissão, com o intuito de orientar os futuros profissionais.

Outra importante apresentação na solenidade de abertura foi o relato de experiência do egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Igor Ivision Almeida Ferreira. “Aqui no IFRR obtive conhecimentos valiosos, entre eles a importância da humildade profissional, da cooperação, do saber ajudar o próximo, pois ninguém caminha sozinho, seja na vida pessoal, seja na acadêmica, seja na profissional. Outro fator relevante, aprendido durante minha formação, é que todo profissional deve dar o seu melhor, pois assim será reconhecido e terá as portas abertas no mercado de trabalho”, relatou.

Programação - A programação do evento foi estruturada numa perspectiva interdisciplinar, buscando dialogar sobre diferentes campos em que o profissional da área das Ciências Biológicas pode atuar, sem perder de vista o papel individual diante da globalização, que exige a reflexão sobre a responsabilidade social de cada cidadão.

Além da discussão pedagógico-curricular, por meio das palestras, minicursos e mesas-redondas, o evento promoverá a interação com práticas de sustentabilidade por meio do plantio e da distribuição de mudas, realizados na manhã desta quinta-feira, dia 29, na área externa do CBVC, além de oficinas e concurso fotográfico.

CCS/Campus Boa Vista Centro
29/9/2016