UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – IFRR/Campus Boa Vista Centro outorgará grau a 99 professores

por Virginia publicado 04/05/2016 15h35, última modificação 04/05/2016 15h52

O IFRR/Campus Boa Vista Centro outorgará grau a 99 professores do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica na modalidade a distância, desenvolvido pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A solenidade será realizada nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 19 horas, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira, da Universidade Federal de Roraima (CAF-UFRR), e contará com a presença de gestores, acadêmicos, familiares e demais convidados.

O curso foi executado em cinco polos: Boa Vista, Amajari, Alto Alegre, Rorainópolis e São João da Baliza. Isso só foi possível graças à proposta do Sistema UAB, que visa ampliar o acesso de profissionais dos municípios mais afastados dos grandes centros à formação superior.

O IFRR desenvolve o Sistema UAB sob a gestão da Diretoria de Educação de Políticas a Distância (Dipead-Reitoria). A execução é feita pelos campi.

O Sistema UAB – A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para as camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, dos gestores e dos trabalhadores em educação básica dos estados, dos municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. O sistema fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e as demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

CCS/Campus Boa Vista Centro, com informações do Sistema UAB: http://www.uab.capes.gov.br/

3/5/2016