Vasta programação marca as comemorações alusivas aos 24 anos na maior unidade do IFRR

por Virginia publicado 30/06/2017 15h15, última modificação 30/06/2017 17h37
Na manhã desta quarta-feira, dia 28, a comunidade escolar do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) esteve em festa pelas comemorações dos 24 anos do IFRR. Culto ecumênico, apresentações culturais, exposição fotográfica e inauguração do espaço de convivência fizeram parte da programação festiva

Na manhã desta quarta-feira, dia 28, a comunidade escolar do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) esteve em festa pelas comemorações dos 24 anos do IFRR. Culto ecumênico, apresentações culturais, exposição fotográfica e inauguração do espaço de convivência fizeram parte da programação festiva.

Celebração ecumênica – Os convidados Ítalo Castelo Branco, do Ministério das Universidades Renovadas, Leandro Gentil, da Igreja Assembleia de Deus, e o professor Guilherme Ramos, representante do segmento espírita, ministraram a palavra no culto ecumênico. Diferentemente das celebrações anteriores, o culto contou com a participação massiva de estudantes e também de servidores, que puderam refletir, por meio das palavras dos representantes de segmentos religiosos, sobre o dever de servir o outro e a sociedade. O servir não como obrigação, mas como missão, que demanda doação daquele que pratica o bem. Nesse sentido, todos foram conclamados a servir, alunos e servidores, seja nas atividades rotineiras, seja no ensino, seja naquelas meramente burocráticas, mas, a partir de agora, com alegria e doação, sempre com sorriso nos lábios e brilho no olhar, que encantam e cativam a quem recebe.

 “Temos nos empenhado no ato de servir nestes vinte e quatro anos de busca do conhecimento, na perspectiva da formação humana e profissional, garantindo o cumprimento de nosso maior objetivo, que é formar, não só para o mundo do trabalho, mas também para a vida. Apesar de muitas dificuldades, obstáculos a serem vencidos, tendo que nos acostumar principalmente com as adversidades financeiras dos últimos anos, temos muito a agradecer, e este momento de ecumenismo contribui para promovermos a integração entre os povos de diferentes credos. Creio que também temos o papel de promover esse espírito de irmandade no espaço escolar”, ressaltou a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez.

Apresentações culturais – O momento foi dedicado a apresentações culturais, em que os talentos dos alunos tiveram destaque. Músicas e peças teatrais animaram o público presente. As cenas de Macunaima e Meia Pata, sob a coordenação dos professores Nonato Chacon e Jerusa Soares, arrancaram sorrisos e aplausos da plateia pela originalidade na releitura dessas importantes obras regionais. “Neste semestre, tivemos uma verdadeira overdose de Roraima, com o projeto Arte em Roraima, que consistiu em um trabalho de intensa pesquisa e que culminou em um seminário. Foi identificado que muitos alunos nasceram aqui ou vivem aqui desde pequenos, mas não conhecem a história nem a literatura regional. Daí surgiu a ideia de fazê-los explorar esse tema tão envolvente, em que prevaleceu o trabalho coletivo, de respeito e cuidado com a opinião do outro. Assim, tivemos resultados belíssimos, fruto de um rico processo criativo. Foram várias produções, mas escolhemos apenas duas para abrilhantar este evento que marca as comemorações de aniversário do IFRR”, explicou Chacon.

Lançamento – Aproveitando o momento de comemoração e valorização da instituição, foi lançada a campanha “Escola educada, escola bem cuidada”, com o tema “O patrimônio escolar é um bem pertence a todos, preserve-o!”, que visa sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com o patrimônio público. Além de uma animação, foram apresentados e encenados por alunos, como peças da campanha, cartazes que traziam mensagens de preservação, além de importantes normas de convivência que também favorecem atitudes de respeito e cuidados com o ambiente escolar. A campanha pode ser acessada por meio das redes sociais, no Instagran: @ifrrcbv e no facebook/ifrr.cbv

Exposição fotográfica – A evolução histórica da instituição foi apresentada por meio de exposição fotográfica organizada pelo diretor de Ensino, professor Ananias Noronha. O Campus Boa Vista é a primeira unidade do IFRR. As instalações atuais já abrigaram a antiga Escola Técnica e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

“As fotos não buscam apresentar uma cronologia fidedigna dos vinte e quatro anos de existência do Campus Boa Vista, pois a intenção é ressaltar fases importantes, desde a implantação da Escola Técnica Federal de Roraima, passando pelo Cefet, até a implantação do Instituto Federal de Roraima. O foco da mostra são as pessoas que fizeram e fazem a instituição existir: servidores, estudantes, família e colaboradores. A mostra também apresenta a instituição como catalisadora do avanço tecnológico, com foco na inclusão e no respeito às comunidades tradicionais. Parabéns a todos e a todas que contribuíram e que contribuem para o crescimento do Instituto Federal de Roraima e do Campus Boa Vista”, escreveu o professor Ananias em uma rede social.

Inauguração – A última atividade do dia foi a inauguração do espaço de convivência destinado aos alunos. “Entregamos este espaço com todo o carinho e esperamos que seja um local de integração, de descanso, de relaxamento, mas também de promoção do ensino, pois também poderá ser utilizado pelos professores que queiram inovar nas práticas pedagógicas. Que vocês, alunos, possam respeitar as normas de utilização e convivência para que este seja sempre um espaço organizado e bem cuidado”, disse a diretora-geral.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do IFRR, professora Fabiana Letícia Sbaraini, também participou da solenidade. “Hoje vocês são agraciados com um espaço limpo, organizado e confortável, o que representa um diferencial, já que muitas instituições não dispõem de um lugar como este. Cuidem deste lugar para que outras pessoas, e até mesmo seus familiares e amigos, possam dele usufruir no futuro. Parabéns a todos!”, concluiu.

Um dos grandes parceiros do CBV é o Grêmio Estudantil, que sempre apoia as ações institucionais, mobilizando a comunidade acadêmica e influenciando, de forma positiva, os estudantes para o engajamento nas atividades do ensino, pesquisa e extensão. O presidente do colegiado, Elias Freitas, falou a respeito desse importante momento de comemorações. “Me perguntaram qual é o segredo do Instituto Federal, e prontamente respondi que o segredo é promover três baluartes fundamentais, o ensino, a pesquisa e extensão, os quais, andando lado a lado, e em ordem, tornam nossa missão efetiva. Mas a verdadeira fórmula para o sucesso são as diversas mãos que compõem e que fazem o Instituto Federal ganhar vida, pois nossa instituição não é resumida a prédios, tecnologia de ponta, veículos, diversos campi –  claro que tudo isso faz o IFRR ser o que é. Nossa instituição é você. É você com um propósito. É você com uma missão”, finalizou Elias, convidando todos a fazer diferença e ajudar a construir uma instituição cada vez mais forte.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
30/6/2017