Campus Novo Paraíso dá início às aulas dos cursos de formação inicial e continuada

por Márcio Mota publicado 19/10/2018 13h55, última modificação 19/10/2018 14h40
Nesta terça-feira, 16, o Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) deu início às aulas dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) 2018.2. A primeira aula inaugural foi realizada na própria terça-feira com a turma do curso de Processamento e Beneficiamento de Produtos de Origem Vegetal. Nesta quinta-feira, 18, tiveram início também, com aula inaugural, as atividades das turmas dos cursos de Agricultor Familiar, Fruticultor e Inglês Básico-EaD.

curso FIC

Na primeira aula inaugural dos cursos FIC, o professor Daniel Chiachara, coordenador de Extensão do CNP, afirmou que o objetivo é permitir a troca de ideias com os participantes do projeto, levando em conta o que cada um sabe hoje sobre os temas trabalhados e o que ainda pode aprender. “Vamos, por exemplo, ver o que essas pessoas têm hoje e que ainda podem usar na parte de processamento e beneficiamento para ajudá-las a aumentar a renda de produtor, além das técnicas que possam ser empregadas para prolongar a vida de determinados produtos que, às vezes, se perdem por desconhecimento das práticas mais corretas”, disse, lembrando aos participantes que é preciso ter forças para seguir adiante no curso. “Todo mundo trabalha e, assim como os professores que estão se disponibilizando a fazer uma força a mais para contribuir, esperamos que todos tenham a mesma garra”, completou.

Para o produtor Raimundo Gomes Pereira, ter a oportunidade de frequentar as aulas de um curso como esse é a chance de melhorar o trabalho feito no dia a dia. “Tenho a visão de melhorar mais o meu conhecimento. Eu crio um pouco de gado, vendo um pouco de queijo, mas a minha área mesmo é polpa de fruta. Então, minha ideia é melhorar mais e mais. Claro que, participando de um curso desses, a gente aprende, da forma certa, como produzir melhor, quais os cuidados que devemos ter com a higiene e muitos outros assuntos”, disse.

O diretor de Ensino do campus, Marconi Bonfim Santana, informou que a carga horária das aulas varia de acordo com o curso e vai de 160h a 200h, divididas entre aulas teóricas e práticas. Segundo ele, os primeiros contatos com os participantes durante as aulas inaugurais são para tirar as dúvidas que possam ter sobre o curso, discutir o planejamento das aulas e conversar sobre a importância da participação dos alunos para o bom andamento destas, considerando ainda a educação como uma ferramenta de transformação social.

Edjane Matias

CCS/Campus Novo Paraíso