Comissão Própria de Avaliação do CNP apresenta relatório parcial sobre ações desenvolvidas em 2018

por Edjane Matias publicado 07/06/2019 18h25, última modificação 10/06/2019 13h26

Nesta sexta-feira, 7, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima (CNP-IFRR) realizou uma série de encontros com alunos e servidores para apresentar o relatório parcial das ações desenvolvidas por ela em 2018. O relatório demonstra a autoavaliação institucional, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído, em 2004, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com a CPA, os principais objetivos da avaliação são produzir conhecimentos, analisar o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela unidade de ensino, identificar as causas dos problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional dos servidores; fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação do campus com a comunidade, julgar a relevância científica e social de suas atividades e produtos, e prestar contas à sociedade.

O relatório parcial da CPA pode ser consultado no link  http://www.ifrr.edu.br/cpa/relatorios-de-autoavaliacao-institucional/relatorio-de-autoavaliacao-2018

De acordo com o presidente da comissão no Campus Novo Paraíso, Carlos Matos, o relatório parcial referente ao exercício 2018 contempla as ações desenvolvidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs). Ele relata as ações e os projetos executados, listando os eixos e as dimensões atendidos. Entre os eixos estão as condições criadas pela unidade para a realização de práticas pedagógicas, os incentivos institucionais relacionados à divulgação científica e à produção acadêmica; a oferta dos cursos pelo campus em acordo com os arranjos produtivos locais e a infraestrutura das salas de aula, considerando limpeza, iluminação, dimensão e conforto.

“Com base nos dados que foram coletados por meio de questionário aplicado aos alunos e aos servidores e que fazem parte do relatório, a instituição poderá verificar as ações que estão sendo consideradas positivas e as que precisam melhorar, tendo assim condições de desenvolver políticas para essas melhorias”, explicou Matos.

O representante da Comissão Avaliação Própria Central do IFRR Adnelson Batista também esteve presente nos encontros.

Edjane Matias
CCS/Campus Novo Paraíso